Governança e Desenvolvimento
Linha Temática
Os sistemas agrícolas são sistemas complexos, enquadrados por preocupações ambientais, económicas e sociais – não existem fora das perspetivas territoriais e socioecológicas. Estes sistemas produzem os nossos alimentos e matérias-primas, amenidades e serviços ecossistémicos e são fontes de crescimento da produtividade e de inovação tecnológica.
A investigação no contexto desta LT prevê uma abordagem centrada nas pessoas, que pode contribuir para reforçar o potencial das zonas rurais, melhorando o bem-estar da população rural. Esta abordagem, em linha com a estratégia Rural 3.0 da OCDE, reflete uma visão de compromisso entre objetivos económicos, preocupações sociais e preocupações ambientais, considerando a coexistência de diferentes tipos de zonas rurais e considerando os diferentes stakeholders: a administração, os agricultores, as empresas privadas, o agronegócio, a sociedade civil e os investigadores. Como tal, está também alinhada com os objetivos do MED, procurando aumentar a excelência na investigação e contribuindo para a sustentabilidade dos agroecossistemas no Mediterrâneo.
Os principais objetivos desta linha temática estão ligados às perspetivas territorial e socioecológica sobre a agricultura e os ecossistemas e ao contributo da agricultura mediterrânica, dos ecossistemas relacionados e dos atores envolvidos para o desenvolvimento rural em termos de apoio ao emprego, às empresas e aos serviços ambientais.
As principais questões são:
- Que desafios e oportunidades se colocam no reconhecimento da diversidade das diferentes zonas rurais, tendo em conta a estratégia Rural 3.0 da OCDE?
- Como acrescentar valor às atividades económicas rurais e ao agronegócio, apoiando a adaptação às alterações demográficas e diferentes serviços públicos, ou seja, como modelos de governação inovadores podem contribuir para o desenvolvimento rural?
- Que modelos de políticas podem promover e apoiar as mudanças necessárias, impulsionando as atividades produtivas e o agronegócio, contribuindo adicionalmente para a preservação dos ecossistemas?
Resultados Esperados
1) Contribuições para modelos de governança, modelos de políticas e modelos de inovação que existem ou podem ser desenvolvidos no ocntexto da agricultura mediterrânica e das áreas rurais, e de como estes impactam as atividades produtivas e a preservação dos ecossistemas;
2) Progresso em investigação na abordagem multi-ator e processos transdisciplinares.
Coordenadora