Alterações Climáticas e Ambientais

Linha Temática

As sociedades humanas estão confrontadas com uma miríade de desafios ambientais, incluindo as mudanças climáticas (CC), a disponibilidade reduzida de recursos, a degradação dos ecossistemas e a perda de biodiversidade. Abordar esses desafios tornou-se cada vez mais complexo devido às interações entre os sistemas humanos e o ambiente.

Essas questões têm implicações profundas para os sistemas de produção, o bem-estar social, as trajetórias de desenvolvimento e a estabilidade ambiental. Estudos interdisciplinares são imperativos para estrategizar e preparar para as consequências antecipadas das transformações globais. Os esforços de investigação serão intersetoriais dentro das LT do MED.

As questões de investigação abrangem:

1) adaptação dos sistemas de Montado às mudanças climáticas;

2) vulnerabilidade das pastagens e estratégias de adaptação às mudanças climáticas;

3) gestão de regimes de distúrbios (e.g., incêndios rurais) e dinâmicas da paisagem;

4) impactos das mudanças climáticas na saúde do gado (e.g., doenças emergentes);

5) influência da disponibilidade de água nas culturas e solos (e.g., estresse hídrico);

6) desenvolvimento de raças animais e linhas genéticas de plantas resilientes às mudanças climáticas;

7) dinâmicas naturais da biodiversidade e dos ecossistemas em larga escala e mecanismos adaptativos em diferentes níveis organizacionais;

8) uma abordagem baseada na natureza para sistemas de produção visando a sustentabilidade, destacando a interligação entre a gestão da paisagem e os serviços de ecossistemas.

Resultados Esperados

Os resultados previstos incluem stakeholders interessados capacitados, políticas públicas informadas, sustentabilidade aprimorada nos sistemas mediterrânicos e o desenvolvimento de ferramentas de adaptação e mitigação para enfrentar as mudanças climáticas e outros desafios significativos.

Miguel Bastos Araújo

Coordenador

Miguel Bastos Araújo

Grupos de Investigação que contribuem para esta linha