RIESDM 2021 – Programa e últimos dias para inscrições
O 1º Congresso da Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica – RIESDM 2021- vai realizar-se, em formato digital, nos dias 1 e 2 de julho de 2021.
Este congresso é uma organização conjunta com o Centro de Competências da Dieta Mediterrânica (CCDM) e enquadra-se no âmbito do projeto “Salvaguarda da Dieta Mediterrânica para a promoção de um estilo de vida saudável e modelo de sociedade sustentável” (PDR2020-20.2.4-
Tem por objetivo a partilha de conhecimento sobre a Dieta Mediterrânica e o aprofundamento da cooperação entre as 21 Instituições de Ensino Superior que integram a Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica, sendo também uma oportunidade de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito da salvaguarda da Dieta Mediterrânica, quer pelas Instituições que integram a Rede, quer pelo Centro de Competências da Dieta Mediterrânica.
Neste congresso estão previstos os seguintes painéis temáticos: A Dieta Mediterrânica na Saúde; A Dieta Mediterrânica e Coesão dos Territórios; A Dieta Mediterrânica na Agricultura e Ambiente; A Dieta Mediterrânica na Gastronomia; A Dieta Mediterrânica no Património e Cultura [Consulte aqui o programa detalhado].
O painel “Centro de Competências da Dieta Mediterrânica: Trabalho desenvolvido e perspetivas futuras” é da responsabilidade do CCDM, estando prevista a participação de diversas entidades com responsabilidade no âmbito da salvaguarda da Dieta Mediterrânica.
O programa conta ainda com a participação de Lucenzo Tambuzzo, Circuito Castelli e Borghi Medievali e de Daniele Licciardelo, Sicillian Region – Department of Tourism, pelo projeto iHERITAGE ICT Mediterranean platform for UNESCO cultural heritage e de Blanca Raidó Quintana, da Fundación Dieta Mediterránea.
As inscrições no congresso podem ser realizadas aqui.
A Universidade de Évora integra a Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica desde o dia 17 de maio de 2021.
O MED estará representado neste evento através das investigadoras Elsa Lamy, que faz parte da Comissão Científica e Comissão Organizadora, e Ana Sanches, que fará uma apresentação (Sabores locais e a Dieta Mediterrânica).