Primeiro Censo Nacional revela estado da população de Coruja-das-torres em Portugal

Nov 9, 2024Notícias

A Coruja-das-torres (Tyto alba), uma espécie típica de áreas agrícolas, perdeu quase 50% da sua área de distribuição em Portugal Continental na última década. Para melhor compreender o estado atual da sua população e acompanhar a tendência a longo prazo, foi realizado o Primeiro Censo Nacional da População Reprodutora de Coruja-das-torres.

Este censo foi realizado em dois níveis: um método sistemático com pontos de escuta organizados e realizados por 24 coordenadores regionais e 268 voluntários, que resultou em 1.131 pontos de escuta e 340 deteções (30% de frequência de deteção); e um método não sistemático, aberto ao público, que incluiu pontos de escuta espontâneos e um inquérito online. No total, foram registadas 405 observações da espécie, incluindo na Região Autónoma da Madeira.

A análise dos dados, combinada com informações do PortugalAves/eBird, indica a presença da Coruja-das-torres em 399 quadrículas de 10×10 km no território continental e 11 na Madeira. A estimativa populacional atual varia entre 800 e 5.000 casais reprodutores. Estes dados representam uma importante base de referência para monitorizar a espécie em futuras edições do censo, fundamentais para garantir a sua conservação.

Para mais informações sobre o censo e os seus resultados, consulte o artigo científico disponível em https://www.airo-spea.com/

Recorde-se que o O Censo Nacional de Coruja-das-torres foi promovido pelo Grupo de Trabalho em Aves Noturnas da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (GTAN-SPEA) e pelo Laboratório de Ornitologia do MED, Universidade de Évora. O envolvimento dos cidadãos decorreu no âmbito dos projetos “Ciência Cidadã: envolver voluntários na monitorização das populações de aves” e “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão (SCIEVER)” (HORIZON-MSCA-2022-CITIZENS-01-01).