Políticas públicas para o ambiente em debate em Grândola, no Dia Mundial do Ambiente
A 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Ambiente, realiza-se em Grândola a mesa-redonda “Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças”, organizada pelo Laboratório Associado CHANGE – liderado pelo MED – com o objetivo de promover o debate sobre políticas públicas para o ambiente. Esta iniciativa conta com a presença de altos representantes de diversas áreas do Governo, da administração pública regional e local e do ensino superior e investigação, que discutirão políticas públicas para o ambiente.
O Alentejo é uma das regiões nacionais mais afetadas por grandes desafios ambientais como a desertificação, a seca, e a sobre-exploração de solos e água. Que papel deve ter a comunidade científica no desenho, implementação e avaliação de políticas ambientais? Quais são os mecanismos nacionais, regionais e locais para a aplicação dos fundos do novo quadro de financiamento europeu na recuperação e proteção do ambiente, na adaptação e mitigação dos efeitos das alterações climáticas e na construção de uma sociedade e economia mais sustentável? Como atrair e reter recursos humanos qualificados numa região como o Alentejo e o Sul de Portugal?
Estas são algumas das questões que vão guiar o debate na mesa-redonda ‘Um ambiente, vários desafios, muitas mudanças’, que se realiza na Herdade da Ribeira Abaixo, na Serra de Grândola – um local privilegiado para investigação e ensino em ecologia e alterações ambientais.
Com início às 15h00, a sessão começa com uma breve apresentação da investigação desenvolvida na Herdade da Ribeira Abaixo, à qual se segue a mesa-redonda moderada pela jornalista Ana Daniela Soares com os seguintes convidados:
– Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
– João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática;
– Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura;
– Carmen Carvalheira, Vice-presidente da CCDR Alentejo;
– António Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Grândola;
– Luís Carriço, Diretor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa;
– Ana Freitas, Reitora da Universidade de Évora;
– João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa;
– Laura Rodrigues, Presidente da Direção do SMART FARM COLAB;
– Rui Santos, Investigador, Direção do Laboratório Associado CHANGE.
Esta iniciativa é organizada pelo CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade –o primeiro Laboratório Associado dedicado por completo à Mudança Global e Sustentabilidade em Portugal. O CHANGE integra três unidades de investigação nacionais de excelência nesta área: o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento – MED, o Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c e o Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade – CENSE.
“Esta é uma das várias iniciativas que estamos a organizar para construir o caminho para concretizar a nossa missão: desenvolver soluções de política pública realistas que contribuam para uma economia competitiva, eficiente em termos de recursos e amiga do ambiente face às mudanças globais atuais e futuras”, refere Cristina Máguas, em representação da Direção do CHANGE.
Nesta mesa-redonda, o CHANGE estará representado por Teresa Pinto Correia (MED), Cristina Máguas (cE3c) e Rui Santos (CENSE). A iniciativa tem lugares limitados, reservados a investigadores do CHANGE.
O programa está disponível aqui.