Sílvia Benedita Rodrigues Almeida Ribeiro

Sílvia Benedita Rodrigues Almeida Ribeiro

Ecologia e Biogeografia, Integrado no MED
Ecologia e Biogeografia
Integrado no MED

Sobre

A tese de doutoramento foi defendida e apresentada em 07/11/2013, com a classificação máxima (Muito Bom com Distinção) no Instituto Superior de Agronomia (Universidade de Lisboa) com o tema: Padrões de diversidade florística de comunidades herbáceas sujeitas a diferentes usos no interior de Portugal Continental. A tese foi desenvolvida no âmbito de uma bolsa da FCT (SFRH / BD / 29515/2006) em que foram estudadas e descritas as comunidades herbáceas do centro-leste e sudeste de Portugal continental. Este estudo permitiu a descrição de oito novos sintaxa para a ciência e a publicação de cinco artigos principais.

De 2008 a 2013 foram realizados mais de 1000 inventários fitossociológicos no CE & SE de Portugal continental, respetiva identificação de plantas, classificação da vegetação, análise de dados florísticos e ecológicos, preparação e escrita de artigos no âmbito da tese de doutoramento.

Após a realização da tese de doutoramento, o estudo das comunidades vegetais foi continuado na Bolsa de Investigação para Doutor (PA.40.490/2013/AjC_PhD/01) no âmbito do projeto PRODER PA40490 (Melhoramento de pastagens de altitude) no Instituto Superior de Agronomia, avaliando os impactos da sementeira de misturas comerciais de espécies nativas na dinâmica das comunidades herbáceas com elevado valor de conservação, incluídas nos habitats prioritários europeus.

De 2013 a 2019, foram realizadas várias atividades de consultoria, no Centro e Sul de Portugal Continental, para diversas empresas. Neste período as atividades de investigação permitiram ainda a publicação de livros, capítulos de livros, monografias e artigos, nomeadamente um artigo relacionado com a modelação bioclimática da distribuição do medronheiro (Arbutus unedo) no Último Máximo Glaciar, Médio-Holocénico e face a alterações climáticas futuras.

Em 2018 foram realizados levantamentos de pastagens em Portugal Continental no âmbito do Projeto ESTAT/E/2017/010 para a COMISSÃO EUROPEIA - Eurostat DG Ambiente:   LUCAS grassland 2018 - Agro-Environmental Survey of the Institut für Agrarökologie und Biodiversität (IFAB), (alemão).

Entre 2017 e 2018 o trabalho esteve centrado na recolha de dados de espécies da flora vascular e avaliação dos critérios IUCN para as espécies no âmbito do projeto Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental (Sociedade Portuguesa de Botânica e PHYTOS-Associação Portuguesa de Ciência da Vegetação).

Os principais resultados após a participação neste projeto estiveram relacionados com a redescoberta de plantas que não foram registadas durante muitas décadas e a identificação de dois novos taxa para Portugal continental.

Entre 2019 e 2022 foi realizada a coordenação da cartografia de habitats de mais de 12 áreas protegidas da Rede Natura 2000 de Portugal continental no Instituto Superior de Agronomia em consórcio com empresas.

De 2021 a 2023 foi Investigadora Convidada no Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento, Universidade de Évora, trabalhando no Projeto LIFE - Conservação e restauro do habitat prioritário dos bosques mediterrânicos de amiais na bacia hidrográfica do rio Tejo internacional ocidental - LIFE ALNUS TAEJO (LIFE20 NAT/ES/000021).  Este projeto tem como objetivo proteger, conservar, valorizar e recuperar os cursos de água dominados por bosques ripícolas de amieiros (amiais) na região da bacia internacional do rio Tejo.

De 2023 até ao presente é investigadora coordenadora local do projeto LIFE Alnus Taejo na Universidade de Évora.

Os seus atuais interesses de investigação incluem revisões sintaxonómicas de comunidades, definição de espécies-alvo ou espécies indicadoras de amiais, modelação dos seus padrões de distribuição sob alterações ambientais e climáticas, considerando diferentes cenários de gestão, assegurando medidas de proteção para a conservação também das espécies ameaçadas relacionadas.

Investigação Actual
  • Geobotany
  • Biodiversity assessment
  • Biodiversity monitoring
  • Ecology
  • Biodiversity conservation
  • Cartography
Interesses de Investigação
  • Ecological Modelling
  • Ecology
  • Cartography
  • Syntaxonomy
  • Ecosystem services
  • Geobotany

Informação Pessoal

Email Institucional Enviar Mensagem
Linhas temáticas para as quais contribuo:
Biodiversidade e Conservação

Publicações & Patentes

Publicação