Tomás Miguel Pina Monteiro

Tomás Miguel Pina Monteiro

Proteção de Plantas, Genética e Biotecnologia, Colaborador no MED
Proteção de Plantas, Genética e Biotecnologia
Colaborador no MED

Sobre

Comecei a minha formação académica com a Licenciatura de Agronomia na Universidade de Évora (UÉ), que terminou em 2020. Posteriormente frequentei o Mestrado em Engenharia Agronómica, também na UÉ, com término em 2022. O meu percurso académico permitiu que adquirisse uma formação sólida nas diferentes áreas relacionadas com a atividade agrícola, desde a conservação do solo, às doenças e pragas que afetam as culturas nacionais, visando sempre uma utilização sustentável dos recursos nos três eixos (ambiental, económico e social). 

Durante o decurso do 2º ano de Mestrado, usufrui da Bolsa de Licenciatura denominada SOIL4EVER – “Aumento da produtividade do regadio através do uso sustentado do solo”, que me proporcionou um contacto mais próximo com a área de investigação e também me permitiu explorar novas áreas no domínio das ciências agrárias, sobre as quais não tive oportunidade de aprofundar durante a minha formação académica, como, por exemplo, na modelação e análise do movimento vertical de água e sais no solo. Este projeto permitiu-me também desenvolver a minha dissertação de mestrado, intitulada “Efeitos das alterações climáticas sobre a salinidade do solo: modelação de caso de estudo no regadio do Roxo”, tendo obtido a classificação de 18 valores e considero que seja o trabalho mais representativo do meu percurso académico, pelo tempo que demorei a redigi-lo, por ser exclusivamente da minha autoria e por ter resultado diretamente e indiretamente em quatro artigos publicados em revistas (três como coautor e um como autor principal) e a uma comunicação oral no IX Congresso Ibérico das Ciências dos Solo que decorreu no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Oeiras. Considero ter sido uma mais-valia, durante a minha bolsa, ter tido a possibilidade de ter contacto com equipas de investigadores, tanto da UÉ como do Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, que me deram perspetivas diferentes para avaliar o mesmo problema.

Após ter terminado o Mestrado, procurei prosseguir um percurso mais ligado à investigação. Em maio de 2023, fui integrado na bolsa de Investigação de Mestrado no projeto VINE&WINE – “Driving sustainable growth through smart innovation” (SUB-PROJETO – B6.3 PPP4Vine), nos Laboratórios de Virologia Vegetal e Micologia da UÉ. Para além de realizar a investigação necessária para a bolsa que passou por avaliar o impacto de diferentes produtos fitofarmacêuticos no microbioma do solo e nos macroinvertebrados, permitiu-me também ter contacto com uma equipa de investigação multidisciplinar e colaborar noutros estudos que estavam a decorrer, o que me possibilitou, como coautor, publicar um capítulo num livro sobre a utilização da tecnologia CRISPR para controlo de vírus em plantas. Concomitantemente ao projeto, fiz também uma investigação que resultou num artigo da minha autoria. Tem como título “Organic vs. Integrated-Production Agriculture Farming: Which Grapevine Stress-Responsive Genes Are Affected by the Application of Resistance Inducers and Elicitors?”. O artigo referido foca-se no estudo do efeito do uso de substâncias indutoras de expressão de genes em vinhas em modo de produção biológico em comparação com vinhas em modo de produção integrada.

Procuro ativamente aprofundar o meu conhecimento sendo em cursos de e-learning, como fiz com o SPARKLE, onde aprofundei os meus conhecimentos na área da agricultura de precisão ou em demonstrações/workshops de equipamentos inovadores, como o Baco, que permite a identificação de doenças, deficiências de nutrição e fitotoxicidades na videira através das próprias folhas, e o equipamento Doctor Vida que permite identificar a presença de um patogénico específico numa cultura no campo através de tecnologia qPCR.

 

Investigação Actual
  • Phytopharmaceutical products
  • Elicitors
  • Vine
  • Plant protection
  • Resistance inducers
  • Grapevine trunk diseases
Interesses de Investigação
  • Grapevine trunk diseases
  • Vine
  • Plant protection

Informação Pessoal

Email Institucional Enviar Mensagem
Linhas temáticas para as quais contribuo:
Produção Agrícola Sustentável
Alimentos e Dieta Mediterrânica

Publicações & Patentes

Publicação

Projetos

Projeto Fundos Instituição Líder Papel Início Fim Âmbito
SOIL4 EVER - Aumento da produtividade do regadio através do uso sustentado do solo Portugal 2020 - SAICT INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária Participante 2018-10-01 2021-09-30 Nacional
Agenda Mobilizadora: Driving Sustainable Growth Through Smart Innovation (Vine and Wine Portugal) Gran Cruz Porto-Sociedade Comercial de Vinhos Lda Participante 2022-07-22 2025-12-31 Nacional