Participação de investigadores do MED no Congresso Internacional de Citrinos 2024 em Jeju, Coreia do Sul

Jan 23, 2025Notícias

Ainda no final do ano de 2024, investigadores do MED na Universidade do Algarve tiveram uma marcante presença no Congresso da International Society of Citriculture (ISC2024) que se realizou em Jeju, na Coreia do Sul.

O objetivo deste congresso é fortalecer internacionalmente a ciência e a tecnologia para benefício da indústria mundial de citrinos. O primeiro Congresso do ISC teve lugar em Múrcia e Valência, Espanha, em 1973 e desde então tem promovido a coordenação da cadeia de produção mundial na procura de questões científicas e tecnológicas que conduzam à eficiência da produção e do consumo de citrinos e produtos afins.

Neste evento, Amílcar Duarte, investigador do MED e professor na Universidade do Algarve, foi agraciado com o Best Oral Presentation Award, através da comunicação intitulada “Sustainability of Portuguese citrus production. Environmentally friendly cultural practices and ecosystem services”.  Este prémio é um reconhecimento significativo, considerando que foi escolhido entre 232 comunicações orais apresentadas no congresso (excluindo as comunicações por convite).

Pedro Matias, estudante de doutoramento do MED na Universidade do Algarve, também se destacou na sessão de comunicações orais sobre alterações climáticas e stresses abióticos, com a apresentação intitulada “Carbon sequestration and other ecosystem services provided by urban citrus trees – A case study in a Mediterranean city”.

Além das apresentações orais, os investigadores do MED contribuíram ainda para o ICS2024 com três pósteres, abordando temas relevantes para a citricultura:

  • Effect of blocking pest stings and solar radiation on rind-stain development in ‘Encore’ mandarin fruits
  • Effect of kaolin on rind-stain control in ‘Encore’ mandarin fruits
  • Anthracnose control in orange trees, by pruning, fungicides and biostimulants

Destaca-se ainda como um marco importante deste congresso a aprovação da candidatura para realização do Congresso Internacional de Citrinos de 2032 no Algarve. Os organizadores do Congresso de 2032 incluem a a Universidade do Algarve (através da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do MED&CHANGE), a Associação Portuguesa de Horticultura, a AlgarOrange – Associação de Operadores de Citrinos do Algarve e a CCDR Algarve, I.P. Amílcar Duarte assumirá também a presidência da Sociedade Internacional de Citricultura após a realização do próximo ICS, em 2028, e até à realização do ICS 2032 no Algarve.

O sucesso da participação dos investigadores do MED no ICS 2024 e a aprovação da candidatura para a organização do congresso 2032, refletem o compromisso e a excelência da investigação em citricultura em Portugal.

Amílcar Duarte

Pedro Matias