Parceiros do projeto SOLO reuniram-se na Holanda
Entre 23 e 25 de abril cerca de 30 parceiros do projeto SOLO (Soils for Europe) reuniram em Wageningen, na Holanda. A equipa da Universidade de Évora, que integra investigadores do MED, é responsável pela coordenação das atividades “Soil Weeks” e “Regional Nodes”, ambas integradas no Work Package 4 – Roadmaps integration.
Neste encontro, na Holanda, estiveram presentes as investigadoras do MED Helena Guimarães e Teresa Nóvoa, tendo dinamizado três sessões:
- “Training on facilitation and techniques to work as a group” (Helena Guimarães), com o objetivo de reforçar o conhecimento dos parceiros do projeto sobre facilitação e trabalho em grupo, tendo em vista a sua aplicação não só dentro do consórcio, mas também, e sobretudo, com stakeholders Foram abordados temas fundamentais ao projeto, tais como os conceitos de transdisciplinaridade e de participação, bem como técnicas para a sua implementação, como a escuta ativa ou o planeamento das sessões de trabalho.
- “Reflection on the Soil Weeks” (Teresa Nóvoa), onde se fez um balanço da primeira edição das Soil Weeks realizadas até ao momento (estes eventos de disseminação chegaram até mais de 1800 pessoas, em 7 países europeus). Posteriormente, passou-se a um período de discussão em grupos para refletir sobre a articulação desta atividade com os restantes Work Packages, de modo a potencializar a coesão do projeto.
- “Establishing regional nodes” (Teresa Nóvoa), a sessão paralela juntou as 4 entidades parceiras responsáveis por implementar os Regional Nodes – núcleos regionais, focados num sistema de uso específico (no caso de Portugal, o Montado), com o intuito de trazer perspetivas regionais ao projeto, numa lógica de validação e complementaridade da discussão à escala europeia. Discutiu-se a metodologia comum a todos os Regional Nodes, assim como os próximos passos para a sua implementação.
A reunião foi uma grande experiência com muitos debates frutuosos, troca de ideias e workshops produtivos. A equipa do projeto SOLO deixou encontro presencial marcado para novembro de 2024, na Bulgária.
O projeto SOLO, financiado pelo Horizonte Europa, visa criar um centro de conhecimento para a investigação e inovação no domínio da saúde do solo e apoio à Missão Solo da União Europeia (EU) através do desenvolvimento de roteiros temáticos de investigação e inovação, de um roteiro de investigação e inovação (I&I) da UE, bem como de diferentes indicadores-chave de desempenho para a I&I.
Saiba mais sobre o projeto em https://soils4europe.eu/ e siga as redes sociais para ficar a par das novidades. Linkedin | X | Youtube