Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior visita o MED no âmbito da iniciativa Governo + Próximo em Évora

Jun 22, 2023Notícias

No âmbito da iniciativa Governo + Próximo em Évora, nos dias 21 e 22 de junho no distrito de Évora, recebemos ontem dia 21 de junho no MED S.Exa. a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Elvira Fortunato e S. Exa o Secretário de Estado do Ensino Superior Pedro Nuno Teixeira. A acompanhar os membros do MCTES estiveram também diversos membros da equipa reitoral da Universidade de Évora, nomeadamente os Vice-Reitores Ana Paula Canavarro e João Nabais, e os Pró-Reitores Augusto Peixe, Clarinda Pomar, Paulo Mendes e Vítor Beires Nogueira, e a Administradora da Universidade de Évora, Cristina Centeno. No MED a comitiva foi recebida pela Diretora, Fátima Baptista, e restantes membros da Direção do centro.

A visita teve lugar no Laboratório de Enologia Colaço do Rosário e Adega, estruturas fundamentais no apoio aos ensinos dos 1º(s) ciclos em Enologia e Agronomia, assim com ao 2º ciclo em Viticultura e Enologia e aos trabalhos de investigação nesta área. Este laboratório oferece prestação de serviços de análise de uvas, mostos e vinhos, de grande importância para os pequenos produtores da região, enquanto a Adega permite a vinificação de grande parte da uva produzida nos 4ha da vinha experimental.

No espaço da Adega foi ainda possível expor alguns dos trabalhos de investigação a ser desenvolvidos no MED-UÉvora nas mais diversas linhas de investigação desta unidade de I&D. A sua apresentação esteve a cargo de investigadores do MED que os desenvolvem.

No final da visita houve ainda espaço para uma prova de vinhos produzidos na Herdade da Mitra, degustação de produtos regionais e um momento de conversa informal entre os membros MCTES, os membros da equipa reitoral e os investigadores do MED.