MED às 4as | 2 abril

Mar 27, 2025Notícias

No dia 2 de abril, pelas 14h, realiza-se mais uma sessão do “MED às 4as”, as conversas de ciência com café promovidas pelo MED. Nesta sessão teremos como oradores convidados Sara Santos e Sérgio Godinho, ambos investigadores integrados no MED, que abordarão temas ligados à ecologia e utilização de tecnologia para monitorização dos ecossistemas

Junte-se a nós na Sala de Conferências do Polo da Mitra, na Universidade de Évora ou via Zoom (Link de acesso AQUI).

 Interações animais e o risco de transmissão de zoonoses

Oradora: Sara Santos

A tuberculose bovina é uma doença contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium bovis. Embora o nome latim desta bactéria faça referência ao gado bovino, esta bactéria poderá contagiar uma grande variedade de mamíferos selvagens tais como o javali, o veado e o texugo, sendo estes reservatórios naturais desta bactéria.

Nesta sessão serão apresentados alguns resultados de um caso de estudo que integra o estudo da ecologia espacial e comportamental de hospedeiros selvagens e como isso se relaciona com o risco de transmissão da tuberculose animal na região de Barrancos.

A importância da tecnologia LiDAR obtida a partir do espaço para a monitorização da estrutura 3D dos ecossistemas

Orador: Sérgio Godinho

Estimativas precisas da estrutura vertical e interna da vegetação são fundamentais para a avaliação de processos biofísicos e ecológicos essenciais, como o armazenamento de carbono, a qualidade do habitat e a biodiversidade. A tecnologia LiDAR em plataformas espaciais, quando combinada com sistemas multiespectrais e radar, apresenta um grande potencial para a medição e monitorização da estrutura 3D da vegetação de forma eficiente, sistemática e consistente.

Nesta apresentação, discutiremos como as missões espaciais ICESat-2 e GEDI podem impulsionar a obtenção de medições detalhadas da estrutura 3D da vegetação, contribuindo para uma melhor monitorização e gestão dos ecossistemas.