Seminário "Tinturaria Natural"
Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), coordenado pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) e em colaboração com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL),  convida a todos os interessados a participar no segundo seminário de um ciclo de eventos, intitulado por “Tinturaria Natural“, que decorrerá no dia 11 de janeiro de 2024, pelas 14h30, na Associação de Agricultores do Sul (ACOS) em Beja
 
Esta sessão pretende destacar o potencial das plantas silvestres como fontes endógenas de corantes naturais, e alternativas sustentáveis aos corantes sintéticos, causadores de maior poluição ambiental, contribuindo para os objetivos de uma economia mais circular. O seminário abordará estratégias de cultivo e recolha responsáveis das plantas tintureiras, com vista à sua utilização em maior escala, e também processos de extração dos corantes destas plantas, como com foco em áreas onde podem ser aplicados: artes, indústria alimentar, cosmética e têxtil.
 

A participação é gratuita e requer registo prévio obrigatório através do link  https://bit.ly/3GXf2kZ ou QRCode no programa.

 
Participam no evento as investigadoras Anabela Belo (MED-UÉvora) com a palestra “Corantes naturais: revisitar o passado com os olhos postos no futuro” e Maria da Conceição Fernandes (MED-CEBAL) com a palestra “A Tinturaria Natural e a Economia Circular”.
 
Próximo Seminário: Não perca o último seminário com o tema do CARDO, a realizar em fevereiro, na Vila de Alvito. Mais informações brevemente.