Investigadoras do MED-UÉvora são finalistas do programa de capacitação HiTech 2022
O SENSEPREDICT é um dos dez projetos finalistas do próximo programa de capacitação HiTech 2022. A equipa deste projeto é constituída por Elsa Lamy (Investigadora do MED-UÉvora), Carla Simões (Aluna de Doutoramento do MED e a frequentar o programa de Doutoramento em Bioquímica na Universidade de Évora) e Inês Caeiro (Licenciada em Biologia Humana pela Universidade de Évora e Mestre em Neurociências pela Universidade Nova de Lisboa). O SensePredict é um projeto empresarial que resulta do trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Fisiologia Animal Aplicada, MED e Universidade de Évora, e está comprometido em desenvolver uma tecnologia que permita a quantificação precisa de características sensoriais, como por exemplo a adstringência. A sua ideia de negócio assenta no desenvolvimento de um teste para avaliar a adstringência e o paladar amargo de um vinho (e futuramente de outros produtos ricos em polifenóis), sem ser necessário recorrer a um provador, como é atualmente a prática. O teste tornaria este processo mais preciso e objetivo, baseando o resultado na interação saliva-vinho.
O programa HighTech tem como objetivo capacitar investigadores na valorização dos resultados de investigação científica e permite:
- Ligar os resultados da investigação científica às necessidades do mercado;
- Comunicar ciência a um público empresarial;
- Avaliar diferentes caminhos para levar a tecnologia para o mercado;
- Facilitar o alinhamento dos resultados de investigação com os objetivos do programa-quadro de investigação e inovação da UE – Horizonte Europa.
Durante 18 semanas, 36 especialistas em tecnologia, com o apoio de 20 mentores e quatro conselheiros, irão desenvolver um business case para um conceito de produto fomentado pela tecnologia proposta. O programa terá início no dia 15 de março e terminará no dia 13 de julho.