Investigadora do MED vence 1º Prémio Margarita Salas 2024 em Tecnologia Aplicada

Out 18, 2024Notícias

María Pérez-Jiménez foi galardoada com o 1º lugar dos Prémios Margarita Salas 2024 de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (categoria Tecnologia Aplicada), outorgados pela Câmara Municipal de Madrid com o fim de promover e dar visibilidade à investigação científica e à inovação, promover a transferência de conhecimento e atrair e reter talento inovador. Estes prémios recompensam as melhores teses de doutoramento defendidas em universidades sediadas na Comunidade de Madrid, que se destacam pela sua excelência, pelo interesse e impacto do tema, bem como pelas aplicações práticas do conteúdo de investigação.

Das 3 categorias, consideradas, Ciências Básicas, Ciências da Vida e Tecnologia aplicada, foi nesta última que o prémio foi atribuído. Nesta quarta edição, foram recebidas 575 candidaturas válidas, sendo a categoria de ciências da vida a mais numerosa com 54% das candidaturas, seguida da categoria de tecnologia aplicada com 30% e ciências básicas com 16%. A avaliação das candidaturas teve como base a excelência, o impacto e a inovação da tese, conforme estabelecido nas bases da convocatória. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 9 de outubro, no Auditório da Caja de Música, no Centro Centro, no Palácio de Cibeles, em Madrid.

María Pérez-Jiménez é investigadora do MED desde abril de 2023 e encontra-se a desenvolver a sua investigação no Laboratório de Biologia Oral e Proteómica Salivar do MED-UÉvora. Os seus interesses de investigação estão relacionados com o proteoma salivar e a sua influência na perceção oral de alimentos, em última análise, nas escolhas alimentares. Colabora também em projetos que investigam biomarcadores salivares para o diagnóstico/prevenção de doenças.