Investigadora do MED foi oradora convidada no EGF 2024 & anúncio do EGF2026 em Évora

Jun 28, 2024Notícias

Helena Guimarães, investigadora do MED na Universidade de Évora, foi uma das oradoras convidadas da última edição da General Meeting of the European Grassland Federation, que teve lugar na Holanda, de 9 a 13 de junho.

O convite, que ao início estranhou [porque a sua investigação não foca as pastagens, mas o uso de uma abordagem sócio-ecológica, a implementação de processos transdisciplinares e apoio à decisão], demonstra a amplitude de temas que a Federação abarca. A apresentação de Helena Guimarães teve como título “The intricate pathway for the future grasslands; who comes first, people or policy?” e foi uma excelente oportunidade para partilhar a abordagem utilizada ao longo dos últimos 9 anos das Tertúlias do Montado e que pode ser transportada para outros contextos de investigação dedicada à compreensão de problemas de sustentabilidade complexos e que implicam ações coletivas.

O final deste encontro ficou marcado com o anúncio da realização da sua próxima edição em Évora. De 12 a 16 de abril de 2026, a Universidade de Évora irá assim acolher a 31st EGF General Meeting sob a organização da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, na pessoa do professor José Fragoso de Almeida que assumiu neste encontro a presidência da SPPF, o MED e o INIAV.

Siga a página do EGF 2026 para ficar a par de todas as novidades: https://events.iniav.pt/egf2026/