Investigação de Fernando Rei (MED) sobre mecanismo de combate a pragas no olival em destaque nos media
Fernando Rei, investigador do MED e também Professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, começou a estudar a forma de limitar a mosca-da-azeitona recorrendo a metodologias de captura em massa, em alternativa à luta química.
Nesse âmbito foram desenvolvidos três dispositivos para captura de insetos voadores em massa, em particular para limitar a moscada-da-azeitona (Bactroecera oleae), tentando assim reduzir significativamente a sua população e consequentemente o seu impacto nos olivais. “A mosca-da-azeitona é uma praga chave do olival que pode reduzir em mais de 90% a produção de azeitona para azeite”, explica Fernando Rei, destacando a este propósito que, na tentativa de limitar esses insetos, a utilização de inseticidas químicos tem sido uma constante “com um impacto significativo no meio ambiente”.
Notícia para ler na integra no website da Universidade de Évora.
Esta investigação encontra-se também a ser divulgada por outros media:
In Rádio Renascença – 15-02-2021 | In Tribuna Alentejo – 15-02-2021 | In Linhas de Elvas – 15-02-2021 | In Vida Rural – 15-02-2021 | In Alentejo sul Informação – 15-02-2021 | In Rádio Elvas – 16-02-2021