Exemplos de trabalhos desenvolvidos por investigadores do MED apresentados no 10th World Water Forum

Jun 26, 2024Notícias

Bali, na Indonésia, foi o palco para a 10ª Edição do World Water Forum que decorreu em maio. Durante 8 dias representantes de estado e organizações internacionais, funcionários governamentais, especialistas, académicos, empresários e economistas de todo o mundo partilharam os seus conhecimentos e experiências em diversos temas relacionados com a água.

Carla Pinto-Cruz, investigadora do MED e docente do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, participou neste fórum em representação da investigadora do MED Ana Mendes na sessão “The role of science for building capacity and dialogue across transboundary basins”.

Nesta sessão foi possível partilhar algum do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa do projeto Water4All, coordenada pela investigadora Ana Mendes, ao nível do restauro ecológico, com foco em linhas de água e no papel que os investigadores podem desempenhar no apoio à criação e melhoria de legislação dedicada aos ecossistemas aquáticos. Em particular, o projeto Water4All tem vindo a desenvolver trabalho para que seja possível propor uma definição global de restauro ecológico aplicada a ecossistemas aquáticos e águas transfronteiriças. Este compromisso foi já lançado em 2023 durante a UN Water Conference que se realizou em Nova Iorque, sob a forma do documento “UN Water Restoration Commitment”. Neste âmbito, a  participação neste Fórum Mundial foi de especial interesse para consolidar a constituição de uma rede de especialistas a nível global para propor uma definição, em termos legais, de restauro ecológico de linhas de água.

Para além da visão do trabalho desenvolvido pelo projeto Water4All foi ainda possível partilhar algum do trabalho que vindo a ser desenvolvido no âmbito da Plataforma China-Europa para Água, em que a Universidade de Évora é parceira, coordenando a linha de trabalho em restauro, serviços de ecossistema e biodiversidade. As ações desenvolvidas são consideradas um bom exemplo de cooperação multidisciplinar entre investigadores, que tem sido a base de uma cooperação longa, estreita e amigável na gestão dos recursos hídricos entre a China e os países europeus. Foi dado destaque às ações piloto executadas por investigadores da Universidade de Évora na bacia do Rio Nanxi in Zhejiang, na China.