Estratégia
A estratégia do MED consiste em promover uma investigação interdisciplinar e de resolução de problemas a diferentes escalas (global, regional, local).
A investigação no MED e a sua heterogeneidade são exploradas em 7 Linhas Temáticas (LT) impulsionadas pela Missão do MED e organizadas para alcançar, de maneira complementar e holística, os seus objetivos centrais, com foco principal na Agricultura, Meio Ambiente, Clima e Desenvolvimento.
As LT estão organizadas em duas dimensões complementares:
a) uma dimensão centrada em atividades de produção:
b) uma dimensão centrada em temas transversais, cruciais para a sustentabilidade dos ecossistemas e das paisagens mediterrânicas:
A organização das LT centra-se na criação de conhecimento com vista à promoção da produção alimentar mais sustentável, da segurança alimentar, da conservação e restauro da natureza, bem como, no envolvimento da sociedade em torno destes temas, com o objetivo de aumentar a resiliência e promover a mitigação e adaptação às alterações climáticas, minimizando o impacto dos diferentes sistemas produtivos.
Cada LT tem um coordenador que assegura a coerência das contribuições e motiva os investigadores a abordar questões que contribuam para o desenvolvimento da respetiva LT.
Cada investigador pertence apenas a um único Grupo de Investigação (GI), grupos estes que estão organizados de duas formas:
- em torno de uma área científica e das abordagens metodológicas relacionadas;
- em torno de objetos de estudo, que combinam disciplinas diversas e complementares.
Nos GI, os investigadores estão organizados em clusters de competências, que correspondem frequentemente a equipas que trabalham juntas diariamente. A interação e a integração entre os membros de cada cluster é encorajada para fortalecer as equipas. Os GI devem orientar a sua investigação de forma a contribuir para uma ou mais LT. Dentro de cada GI os investigadores séniores apoiam os colegas mais novos na promoção das suas carreiras internacionais, através de formação e orientação científica, em estreita articulação com os programas doutorais do MED e/ou em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.
O coordenador de cada GI é eleito entre os seus investigadores integrados e tem a função de os representar. Deve também auscultar os seus membros regularmente e mantê-los informados, de forma a garantir um fluxo de informações consistente entre os organismos de coordenação e todos os membros do MED.