Equipa de investigadores do MED-UÉvora selecionados para programa de desenvolvimento S3E START em tecnologia aplicada
Equipa de investigadores do Laboratório de Nematologia (NemaLab) do MED na Universidade de Évora foi selecionada para integrar o programa S3E START. Este é um programa de treino e mentoria na área de deep tech destinado a equipas de investigação e gabinetes de transferência de conhecimento do sul da Europa.
Após um exigente processo de seleção, decorrido entre 18 de setembro de 2023 e 15 de janeiro de 2024, foram selecionadas 16 equipas de investigação e 11 gabinetes de transferência de conhecimento para participar neste programa de 18 semanas. Os principais objetivos incluem identificar e agregar valor económico à investigação em tecnologia aplicada, avaliar diferentes vias para entrar no mercado, adquirir competências em ideias/produtos/comercialização e obter ferramentas para comunicar de forma eficaz com o público não científico.
“Plant-Derived Compounds for the Control of the Root-Lesion Nematode Pratylenchus penetrans” foi o tema da proposta dos investigadores do NemaLab Cláudia Vicente, Margarida Espada, Madalena Mendonça e Pedro Barbosa. Os investigadores têm desenvolvido investigação significativa para o controlo de nemátodes baseado em compostos derivados de plantas que se tem revelado extremamente eficaz no controlo destes parasitas.
Atualmente, esta metodologia encontra-se em processo de registo de patente, e a participação no programa S3E START proporcionará aos investigadores as ferramentas necessárias para facilitar todo o processo. Importa salientar que os nemátodes fitoparasitas representam, à escala mundial, um desafio significativo para a agricultura. As presentes restrições ao uso de químicos agrícolas de síntese, devido aos efeitos nocivos para o meio ambiente e saúde humana, impõem uma reavaliação das presentes estratégias de controlo e um investimento em alternativas mais sustentáveis para mitigar os danos causados por estes parasitas.