Destaques do IX PhD Students Meeting in Environment and Agriculture
Nos dias 11 e 12 de dezembro, realizou-se no Polo da Mitra da Universidade de Évora a IX Edição do Encontro de Estudantes de Doutoramento em Ambiente e Agricultura (EEDAA).
Os trabalhos tiveram início na manhã do dia 11 de dezembro, com a sessão de abertura oficial conduzida pela Diretora do MED, Professora Fátima Baptista.
Durante os dois dias de evento, foram apresentadas 23 comunicações orais e exibidos 77 posters científicos, um aumento de 31 em relação à edição anterior. O evento reuniu cerca de 120 participantes, lotando a capacidade da Sala de Conferências. Dentre os participantes, mais de 95 eram estudantes de doutoramento. Embora a maioria dos participantes tenha sido de universidades portuguesas, houve uma significativa participação internacional, com alunos provenientes de França, Itália, Espanha, Holanda, Brasil e México.
Além das apresentações orais e de posters, o encontro contou com duas conferências plenárias proferidas por convidados de renome: Miguel Fevereiro (INIAV) – “Laboratory diagnostics: from classical to molecular and beyond” e Carlos Zorrinho (Universidade de Évora) – “Technological disruption, globalization and sustainable development”.
Miguel Fevereiro
Carlos Zorrinho
O encerramento, no segundo dia, que contou com a presença do Diretor do IIFA, Professor Rui Salgado, e da Diretora do MED, Professora Fátima Baptista, incluiu a entrega dos prémios de melhores posters e do Prémio MED Solange Oliveira, destinado à melhor tese de doutoramento.
Vencedores dos prémios de melhores posters
1º Lugar: Mónica Marques – “Carob tree: One Green Solution to support a Sustainable Agriculture”
2º Lugar: Carla Janeiro – “Biodiversity Market: Case Study for the Montado Ecosystem”
3º Lugar: Filipa Santos – “Molecular and phylogenetic relationships between Colletotrichum species and related fungi based on partial DNA gene analysis”
Prémio MED Solange Oliveira
O prémio foi atribuído a Emanuel Carreira, pela sua tese de doutoramento em Ciências Agrárias e Ambientais, defendida este ano na Universidade de Évora, com o título: “Intensificação sustentável na produção de ovinos no montado: estudo da interação entre a produtividade de pastagens naturais e a gestão dinâmica do pastoreio”.