Clipping
Seleção de notícias, informações ou comentários em sites, jornais, revistas ou televisão, que façam referência ao MED, aos seus projetos ou aos seus investigadores.
29 de dezembro, 2023
Investigador MED no Podcast Azul . Destruir habitats é demasiado barato?
Podcast Azul. Destruir habitats é demasiado barato?
Neste episódio, ouvimos Miguel Bastos Araújo sobre o debate necessário sobre a conservação da biodiversidade em Portugal. Siga o podcast do Azul nas aplicações habituais.
A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), a Universidade de Évora, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), da Madeira, e o projeto de investigação CIBIO/BIOPOLIS apresentam a nova Lista Vermelha das Aves de Portugal Continental, em que uma em cada três populações de aves portuguesas está ameaçada de extinção.
In Renascença Online – 12-12-2023 | In Renascença Online – 11-12-2023 | In Sapo Online – Sapo 24 Online – 11-12-2023 | In Observador Online – 11-12-2023 | In Ambiente Magazine Online – 11-12-2023 | In Agroportal Online – 11-12-2023 | In Alvorada Online – 11-12-2023 | In Diário de Notícias da Madeira Online – 11-12-2023 | In Digital Online (O) – 11-12-2023 | In Green Savers Online – 11-12-2023 | In Notícias ao Minuto Online – 11-12-2023 | In Executive Digest Online – 12-12-2023 | In Wilder Online – 12-12-2023 | In Diário de Notícias da Madeira Online – 12-12-2023 | In AWAY Online – 13-12-2023
Investigadora do MED participa em artigo sobre o Êxito da Lei do Restauro da Natureza
Ana Mendes, bióloga e investigadora da Universidade de Évora, participa em artigo para o Jornal PÚBLICO sobre o Êxito da Lei do Restauro da Natureza.
Professor da UÉ orienta visita em busca de cinco aves aquáticas no Jardim Gulbenkian
João Eduardo Rabaça, investigador do MED e professor da Universidade de Évora, orienta a visita em busca de cinco espécies “magníficas” de aves aquáticas no Jardim Gulbenkian, presentes em muitos outros parques e jardins por todo o país.
Professor da UÉ orienta visita em busca de cinco aves aquáticas no Jardim Gulbenkian
João Eduardo Rabaça, investigador do MED e professor da Universidade de Évora, orienta a visita em busca de cinco espécies “magníficas” de aves aquáticas no Jardim Gulbenkian, presentes em muitos outros parques e jardins por todo o país.
Investigadores do MED participam em Webinar “Zimbral for LIFE a preservar os zimbrais dunares de Portugal Continental”
No âmbito do “Ciclo de Webinars às Terças”, promovido pelo ICNF e pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, decorreu no dia 19 de dezembro uma sessão intitulada “Zimbral for LIFE a preservar os zimbrais dunares de Portugal Continental”, que contou com a participação de Cristina Baião, investigadora do MED, e Carlos Pinto Gomes, colaborador do MED na Universidade de Évora.
Artigo numa revista brasileira cita trabalho desenvolvido no MED
Sendo uma gordura vegetal natural, o azeite tem cerca de 98% de sua composição química formada por triglicéridos, fosfolípidos e ácidos graxos livres, informa o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em Portugal – um país que também é produtor de azeite de oliva no mundo.
24 de novembro, 2023
UÉ acolhe Workshop “Multiplicação de Plantas Autóctones”
No âmbito do Projeto “BIOMONTADO – O Ecossistema do Montado e da Vinha”, no qual participam vários investigadores do MED da Universidade de Évora, terá lugar no próximo dia 29 de novembro na Universidade de Évora – Pólo da Mitra, um Workshop sobre Multiplicação de Espécies Autóctones com o objetivo de disseminar conhecimento sobre técnicas de multiplicação de espécies autóctones, que favorecem a sua propagação contribuindo assim para a conservação da biodiversidade.
Investigadora do MED no Festival de Filosofia de Abrantes
As cidades de hoje, a sustentabilidade e a crise climática são o mote para a sexta edição do Festival de Filosofia de Abrantes, evento que vai decorrer entre 16 e 18 de novembro com dezenas de oradores chamados a debater o “tema emergente” da “Sustentabilidade: verdade ou consequências”. O evento convoca os cidadãos à participação e à “reflexão crítica” sobre as problemáticas do mundo atual. Elsa Lamy, investigadora do MED-UÉvora, participará com a palestra” Alimentação Mediterrânica: um passo para a sustentabilidade”.
Tertúlia do Montado sensibiliza para necessidade de criação de consórcios nas candidaturas ao Provere
O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora organiza a 35ª Tertúlia do Montado dedicada à “Educação e Sensibilização sobre o Montado como forma de Valorização Económica”, a realizar-se amanhã, 24 de Novembro das 14h30 às 17h30, nas instalações da Casa do Montado, em Évora.
10 de novembro, 2023
Investigadora do MED em destaque no Programa 90 Segundos de Ciência
Isabel Brito, professora na Universidade de Évora e investigadora no MED da mesma instituição, participa no projeto BIOPROTOMATE com o objetivo de desenvolver estratégias sustentáveis que permitam proteger a cultura de tomate contra doenças.
In Antena 1 – 90 Segundos de Ciência – 30-10-2023 – 10:54H | In RTP Online – 30-10-2023
UÉ apoia mais uma iniciativa “Noite das Criaturas das Trevas”
No dia 3 de novembro, decorre em Montemor-o-Novo, mais uma “Noite das Criaturas das Trevas”, cuja organização está a cargo do grupo HerpEbora, e conta ainda com o apoio da Unidade de Biologia da Conservação; da Universidade de Évora do MED da mesma instituição; e do Município de Montemor-o-Novo.
27 de Outubro, 2023
Investigadora do MED participa em programa da TV sobre Agricultura regenerativa
“Cultivar a terra com amor e bravura, mui nobre missão que alimenta o mundo através da agricultura. Rima e é verdade. Pequena ou grande, a agricultura é fundamental para qualquer comunidade”, sublinha-se neste programa que contou com a participação de Elsa Lamy, investigadora do MED, da Universidade de Évora.
Investigadores da Universidade de Évora entre os melhores do mundo
Um grupo de investigadores da Universidade de Évora está entre os melhores do mundo segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Stanford (EUA), que avaliou mais de 200 investigadores. Neste grupo encontram-se dois investigadores do MED, Miguel B. Araújo e Manuel Mota.
In Alvitrando – 20-10-2023; In Diana FM Online – 20-10-2023; In Rádio Campanário 18-10-2023 | In Ensino Magazine Online -20-10-2023 | In Ensino Magazine Online – 20-10-2023 | In Jornal E- 26-10-2023
UÉ apoia mais uma iniciativa “Noite das Criaturas das Trevas”
No próximo dia 3 de novembro, decorre em Montemor-o-Novo, mais uma “Noite das Criaturas das Trevas”, cuja organização está a cargo do grupo HerpEbora, e conta ainda com o apoio da Unidade de Biologia da Conservação; do MED UEvora; da Universidade de Évora; e do Município de Montemor-o-Novo.
In Alentejo Hoje Online – 27-10-2023 | In Diário do Sul Online – 27-10-2023
13 de Outubro, 2023
RTP esteve em direto na NEI 2023
A RTP esteve em direto na Noite Europeia dos Investigadores que decorreu na passada sexta-feira. Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora, destacou as atividades científicas e a oferta formativa nas diferentes áreas da UÉ. a edição de 2023 contou com cerca de 60 atividades presenciais, entre as quais demonstrações, jogos, quizzes, tertúlias, visitas e conversas com ciência. Online estavam disponíveis 10 atividades. Participaram nesta edição da Noite Europeia dos Investigadores, cerca de 250 investigadores do IIFA e docentes de todas as Escolas da Universidade de Évora. Contou com a participação de um conjunto alargado de unidades e/ou estruturas de investigação da UÉ (CIDEHUS, IHC, MED e Lab. HERCULES, IN2PAST, LA CHANGE, Arteria_Lab, CHAIA, MARE, ICT, CHRC, CIEP, Laboratório AmbiTerra, Centro de Documentação Europeia, Gabinete para a Igualdade de Género e Inclusão, Unidade de Farmacovigilância do Centro e Norte Alentejano), às quais se aliaram alguns parceiros externos, tais como o Dark Sky Alqueva, o Europe Direct (Alentejo Central e Litoral), a ADRAL, entre outros.
Investigadora do MED participa no primeiro Seminário “Uma nova realidade para a gestão da propriedade rústica em Portugal”
O Instituto Superior de Agronomia recebeu no Salão Nobre, o primeiro Seminário “Uma nova realidade para a gestão da propriedade rústica em Portugal”, que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Teresa Pinto Correia, Professora da Universidade de Évora e investigadora do MED, Nuno Banza, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e Tiago Oliveira, Presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, abordaram as medidas para o desincentivo ao fracionamento da propriedade rústica com impacto nas florestas e na agricultura.
Projetos da UÉ recebem apoio do Programa Promove 2023
Promove – O Futuro do Interior é um programa da Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI e em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e visa apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior como a gestão de recursos naturais, o fomento de novos pólos de desenvolvimento e a atração de turistas e novos residentes. Da lista dos vencedores fazem parte 9 projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores, 15 projetos-piloto e 9 ideias inovadoras, sendo que 1 dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) mobilizadores é coordenado pelo MED. Trata-se do projeto AlmondProtect, que consiste no diagnóstico, estudo epidemiológico, monitorização e previsão das principais doenças que afetam o amendoal, de forma a desenhar modelos de previsão e deteção precoce que assegurem uma maior competitividade e sustentabilidade.
Semana da Investigação da Eu Green teve presença de investigadores do MED-UÉvora
A Universidade de Évora participou na 1ª Semana da Investigação no âmbito da Aliança Europeia EU GREEN. Um consórcio que conta com 9 Instituições de Ensino Superior, do qual a Universidade de Évora faz parte, e onde se traçam estratégias para desenhar a Universidade do Futuro.
Noite Europeia dos Investigadores em Évora
A Noite Europeia dos Investigadores (NEI) teve lugar em Évora no passado dia 29 de setembro entre as 17.00H e as 24.00H. O palco do evento, sito na Praça 1º de Maio, recebeu centenas de pessoas que participaram, presencialmente e via online, nas dezenas de atividades de divulgação de ciência disponibilizadas pelos investigadores.
Investigadora do MED comenta artigo sobre o Dia Mundial da Alimentação
“…se temos escassez de fornecimento de água aos solos, temos de escolher alimentos cuja produção requeira quantidades limitadas. É, assim, importante privilegiar espécies vegetais adaptadas às condições edafoclimáticas dos territórios e que se consigam adaptar a solos pobres e ambientes semiáridos. Bons exemplos são as leguminosas, que além das vantagens que têm em termos de fornecimento de nutrientes ao solo, o que limita a necessidade de fertilizantes, são culturas cujas necessidades hídricas são limitadas, com bom conteúdo nutricional, quer para alimentação humana, quer animal”, esclarece Elsa Lamy, investigadora do MED na Universidade de Évora.
29 de Setembro, 2023
UÉ acolhe Conferência Internacional de Engenharia Rural e Organização e Segurança do Trabalho em Agricultura
Realizou-se na Universidade de Évora nos passados dias 11, 12 e 13 de setembro a 40º Conferência Internacional da CIOSTA (Comissão Internacional para a Organização e Segurança do Trabalho em Agricultura) e da Secção V do CIGR (Associação Mundial de Engenharia Rural). Esta prestigiada Conferência, subordinada ao tema “Sustainable Socio-Technical Transition of Farming Systems”, foi organizada pelo Departamento de Engenharia Rural da Universidade de Évora com a colaboração do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED).
Investigadores do MED escrevem artigo técnico sobre o controlo dos parasitas gastrointestinais em caprinos
Investigadora do MED participa em Seminário “Uma Nova Realidade para a Gestão da Propriedade Rústica em Portugal”
Primeiro Seminário “Uma nova realidade para a gestão da propriedade rústica em Portugal”, decorreu no passado dia 27 de setembro, no Salão Nobre do Instituto Superior de Agronomia, e contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes. Teresa Pinto Correia, professora da Universidade de Évora e investigadora do MED, participou no seminário fazendo parte do Painel I: Medidas para o desincentivo ao fracionamento da propriedade rústica com impacto nas florestas e na agricultura.
A cidade de Évora celebra a Noite Europeia dos Investigadores 2023
No dia 29 de setembro de 2023 decorre, na Praça 1º de Maio, junto ao Mercado Municipal de Évora, mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2023), entre as 17h e as 24h. Coordenada pela Universidade de Évora, a NEI conta com a parceria da Câmara Municipal de Évora e um vasto conjunto de instituições de apoio, entre os quais, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo, a União de Freguesias de Évora (São Mamede, Sé, São Pedro e Santo Antão) e a Fundação Eugénio de Almeida.
In Digital Online (O) – 28-09-2023 | In Alentejo Hoje Online – 29-09-2023 | In Diana FM Online – 29-09-2023 | In Diário do Sul Online – 29-09-2023
15 de Setembro, 2023
Investigadora do MED marca presença na apresentação da Reserva Natural do Paul da Gouxa
A Reserva Natural do Paul da Gouxa, em Alpiarça, distrito de Santarém, foi apresentada no dia 25 de agosto, dia em que foi assinado o protocolo relativo à sua gestão. Na cerimónia estiveram presentes o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Sónia Sanfona, a administradora da Quinta da Atela, Anabela Tereso, e a investigadora da Universidade de Évora, Ana Mendes.
Investigadores do MED participam em artigos técnicos para a revista Agrotec
- Rita Costa, José Coutinho e Benvindo Maçãs, do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, participam em artigo para a revista Agrotec intitulado “Trigo Mole: Potencial Genético e Adaptação à Variação Ambiental”. In Agrotec- 01-07-2023
- José Rafael Marques da Silva, investigador do MED da Universidade de Évora, participa em artigo para a revista Agrotec intitulado “Otimização da Produtividade do Olival em sebe usando imagens de deteção remota”. In Agrotec- 01-07-2023
- Mário Reis e Luísa Coelho, investigadores do MED da Universidade de Évora, participam em artigo para a revista Agrotec sobre “Valorização de Resíduos Agrícolas por Compostagem: o caso da laranja”. In Agrotec- 01-07-2023
Programa do qual UÉ é parceira lança debate sobre os novos desafios para a olivicultura nacional na Agroglobal
A OLIVUM, Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, realizou, em parceria com a Consulai, um seminário na Agroglobal que teve lugar ontem, dia 6 de setembro, no CNEMA, em Santarém. Sob o tema “Novos desafios para a olivicultura nacional”, a maior feira agrícola de Portugal recebeu, a convite da OLIVUM, um painel de especialistas para discutir temas cruciais sobre a olivicultura e sustentabilidade no olival. O primeiro painel de discussão foi lançado por Gonçalo Moreira, Coordenador do Programa de Sustentabilidade de Azeite do Alentejo (PSAA), que sublinhou a importância deste projeto pioneiro a nível mundial, promovido pela OLIVUM, em parceria com a Universidade de Évora.
In Agricultura & Mar Online – 07-09-2023 | In Agroportal Online – 07-09-2023 | In Gazeta Rural Online – 07-09-2023 | In Rádio Campanário Online – 07-09-2023 | In Agrotec Online – 08-09-2023 | In Planície Online (A) – 11-09-2023 | In Agriterra Online – 12-09-2023 | In Agroportal Online – 14-09-2023
Investigadora do MED em destaque no Programa 90 Segundos de Ciência
Marta Laranjo, Investigadora do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, que está a desenvolver o projeto FoSaMed, um projeto Erasmus +, com o objetivo de promover e reforçar a segurança dos alimentos na região do Mediterrâneo, em destaque no Programa 90 Segundos de Ciência.
MED realiza Formação sobre a Sanidade no Montado
A 4ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato presencial e online, coorganizada pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Grândola. Esta formação explora o conhecimento existente sobre a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado, através de uma abordagem multifatorial e integrada.
In Tudobem – Informação Regional Online – 13-09-2023 | In Digital Online (O) – 14-09-2023 | In Setubalense (O)- 14-09-2023 | In Alentejo Hoje Online – 15-09-2023 | In Diário do Sul Online – 15-09-2023
1 de Setembro, 2023
MED realiza Formação sobre a Sanidade no Montado
A 4ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato presencial e online, coorganizada pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Grândola. Esta formação explora o conhecimento existente sobre a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado, através de uma abordagem multifatorial e integrada.
In Sul Informação Online – 16-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 17-08-2023 | In Agricultura & Mar Online – 28-08-2023
Medida desenhada por investigadores do MED em debate na Feira da Luz/Expomor
A Feira da Luz/Expomor, organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, decorre, de 30 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo. O concelho é pioneiro num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada por investigadores do MED para o PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de setembro, às 10h.
In Agroportal Online – 18-08-2023 | In Digital Online (O) – 18-08-2023 | In Gazeta Rural Online – 18-08-2023 | In Máquinas Agro Online – 18-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 18-08-2023 | In Voz do Campo Online – 18-08-2023 | In Agricultura & Mar Online – 28-08-2023 | In Diário do Sul- 29-08-2023 | In Diário do Sul Online – 30-08-2023
UÉ debate salvaguarda da Dieta Mediterrânica em Congresso
O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, vai realizar, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, o Congresso “Multidisciplinaridade à Mesa – 2º Congresso RIESDM/2ª Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas”. O encontro decorrerá em Évora, no Palácio D. Manuel, contando com investigadores das diferentes áreas englobadas no conceito de Dieta Mediterrânica, contando ainda com uma apresentação especial da Professora Antonia Trichopoulou, Yale School of Public Health, refere fonte da Universidade de Évora.
Estudo de Investigadores do MED da Universidade de Évora revela novos dados sobre a importância das interações de animais na transmissão de Tuberculose bovina
Um estudo de revisão recentemente publicado na revista científica “Mammal Review” revelou importantes descobertas sobre as interações entre mamíferos selvagens e o gado doméstico, e a sua relevância para o risco de transmissão de Tuberculose bovina em todo o mundo. Este estudo pioneiro foi coordenado por investigadores do MED-Instituto Mediterrânico para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, sediado na Universidade de Évora, e envolveu investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, ambas unidades de I&D pertencentes ao Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, e vem contribuir para a definição de medidas de controlo e biossegurança, também aplicáveis a outras doenças infecciosas que circulam entre a vida selvagem, espécies domésticas e a espécie humana.
18 de Agosto, 2023
Herdade da Lisboa recebeu certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo
A Herdade da Lisboa, situada na Vidigueira, alcançou a certificação no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo. Este programa, implementado pela Universidade de Évora e pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, permite fazer uma avaliação da forma como os produtores desenvolvem as suas atividades, fazendo recomendações de modo a aumentar a competitividade e a sustentabilidade dos vinhos do Alentejo.
In Expresso Online – 01-08-2023 | In Agroportal Online – 31-07-2023 | In aNotícia.pt Online – 31-07-2023 | In Grande Consumo Online – 02-08-2023 | In Green Savers Online – 02-08-2023 | In Refúgios & Petiscos Online – 02-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 02-08-2023 | In Publituris Online – 03-08-2023 | In Vinho Grandes Escolhas Online – 04-08-2023
Investigador da UÉ participa no Podcast Momento Agro
O investigador do MED/Universidade de Évora, José Ferragolo da Veiga, participou no episódio “Agricultura Familiar e a sua importância no desenvolvimento dos territórios” integrado no Podcast Momento Agro, um programa da Diana Fm, dedicado à agricultura e desenvolvimento rural na região do Alentejo. Neste programa abordou as temáticas da agricultura familiar, as suas virtualidades e debilidades, tópicos que têm vindo a ser debatidos periodicamente em geral nos momentos de crise económica e financeira, alimentar, ambiental, de saúde pública.
Investigadores do MED-UÉvora na organização do Congresso Nacional dos Recursos Silvestres
O Congresso Nacional dos Recursos Silvestres (CNRS) realiza-se no dia 18 de Outubro de 2023, no Auditório Lima Pereira na Escola Superior Agrária de Bragança. O CNRS será composto por diferentes sessões com conferências e apresentações de comunicações em forma de painel que será organizado pela Universidade de Évora. Estarão em discussão as fileiras dos recursos silvestres que fazem parte do CCRES e ainda o mel, numa parceria com o Centro de Competências da Apicultura e Biodiversidade (CCAB).
In Atual Online (O) – 31-07-2023 | In Rádio Voz da Planície Online – 06-08-2023
Gottlieb Basch distinguido com prémio internacional
Gottlieb Basch, investigador do MED e professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa “No-Till Legends”. Esta iniciativa promovida pela “No-Till Farmer”, uma revista americana de agricultura dedicada à sementeira direta/Agricultura de Conservação há 60 anos, começou a reconhecer, em 2017, dezenas de figuras internacionais ligadas à Agricultura de Conservação e pioneiros na aplicação de técnicas como a sementeira direta.
Universidade de Évora debate salvaguarda da Dieta Mediterrânica em Congresso
O MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, vai realizar, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, o Congresso “Multidisciplinaridade à Mesa – 2º Congresso RIESDM/2ª Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas”. O encontro decorrerá em Évora, no Palácio D. Manuel, contando com investigadores das diferentes áreas englobadas no conceito de Dieta Mediterrânica, contando ainda com uma apresentação especial da Professora Antonia Trichopoulou, Yale School of Public Health, refere fonte da Universidade de Évora.
Professoras da UÉ apresentam as mais valias do azeite
Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e investigadoras do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, apresentam as mais valias do azeite, “um produto alimentar secular e principal fonte de gordura na dieta Mediterrânica”, cujos “principais países produtores de azeite localizam-se no Mediterrâneo e, até há alguns anos atrás, eram esses os países consumidores”. As investigadoras da UÉ sublinharam que, atualmente, o consumo de azeite tem vindo a estender-se a nível mundial, tal como a sua produção” Assim sendo, conheça as origens e os benefícios do azeite.
MED realiza Formação sobre a Sanidade no Montado
A 4ª edição da Formação sobre a Sanidade no Montado realiza-se nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato presencial e online, coorganizada pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Grândola. Esta formação explora o conhecimento existente sobre a prevenção e mitigação dos problemas de sanidade no Montado, através de uma abordagem multifatorial e integrada.
In Sul Informação Online – 16-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 17-08-2023
Medida desenhada pela UÉ em debate na Feira da Luz/Expomor
A Feira da Luz/Expomor, organizada pela APORMOR -Associação de Produtores do Mundo Rural da Região de Montemor-o-Novo, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, decorre, de 30 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições de Montemor-o-Novo. O concelho é pioneiro num programa de gestão do montado de sobro e de azinho cujos proprietários são remunerados em função dos resultados ambientais e de preservação do ecossistema que conseguem alcançar. Esta medida, única a nível europeu, foi desenhada pela Universidade de Évora para o PEPAC-Plano Estratégico da Política Agrícola Comum e será debatida no colóquio da Expomor, no dia 2 de setembro, às 10h.
In Agroportal Online – 18-08-2023 | In Digital Online (O) – 18-08-2023 | In Gazeta Rural Online – 18-08-2023 | In Máquinas Agro Online – 18-08-2023 | In Rádio Campanário Online – 18-08-2023 | In Voz do Campo Online – 18-08-2023
28 de Julho, 2023
Investigador da UÉ homenageado como uma das referências internacionais na educação para a Agricultura de Conservação
Gottlieb Basch, Investigador do MED e Professor catedrático no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora, foi um dos cinco premiados internacionais da iniciativa “No-Till Legends”. Esta iniciativa promovida pela “No-Till Farmer”, uma revista americana de agricultura dedicada à sementeira direta/Agricultura de Conservação há 60 anos, começou a reconhecer, em 2017, dezenas de figuras internacionais ligadas à Agricultura de Conservação e pioneiros na aplicação de técnicas como a sementeira direta.
In Agroportal Online – 18-07-2023 | In Rádio Campanário Online – 19-07-2023 | In Rádio Nova Antena Online – 19-07-2023 | In Alentejo Hoje Online – 20-07-2023 | In Diana FM Online – 20-07-2023 | In Diário do Sul Online – 20-07-2023 | In Digital Online (O) – 20-07-2023 | In Rádio Elvas Online – 20-07-2023 | In Agriterra Online – 27-07-2023
Professoras da UÉ explicam o que se sabe sobre o azeite
Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e Investigadoras do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, apresentam as mais valia do azeite, “um produto alimentar secular e principal fonte de gordura na dieta Mediterrânica”, cujos “principais países produtores de azeite localizam-se no Mediterrâneo e, até há alguns anos atrás, eram esses os países consumidores”.
In Correio da Beira Serra Online – 18-07-2023 | In Central Notícias Online – 18-07-2023 | In Campeão das Províncias – Campeão das Províncias – Edição Digital- 18-07-2023 | In Jornal de Proença Online – 21-07-2023 | In Antena Livre Online – 23-07-2023 | In Jornal de Abrantes Online – 23-07-2023 | In Voz do Algarve Online (A) – 23-07-2023 | In Sintra Notícias Online – 27-07-2023
Investigadores da UÉ participam em estudo sobre Microplásticos detectados nas águas do Alqueva e da Lagoa Azul
Miguel Matias e Zeynep Ersoy, investigadores no MED da Universidade de Évora, participam em estudo realizado na Lagoa Azul das Sete Cidades e no Alqueva por terem demasiado plástico para zonas de baixo nível de urbanização.
In Agroportal Online – 17-07-2023 | In Diário do Sul- 17-07-2023 | In Incentivo- 14-07-2023 | In Indústria e Ambiente Online – 20-07-2023 | In Indústria e Ambiente Online – 20-07-2023
Dieta Mediterrânica motiva congresso internacional em Évora no mês de setembro
Especialistas nacionais e internacionais vão estar reunidos na Universidade de Évora, a 28 e 29 de setembro, em torno do debate sobre a Dieta Mediterrânica. A Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM), promovem um congresso para a discussão de temas prementes associados a um padrão alimentar milenar, que tira partido do que é produzido no território e da periodicidade dessa produção, reúne ainda aspetos sociais, culturais e patrimoniais únicos no mundo.
Investigadora da UÉ em comentários para a RTP1
O Paul da Gouxa, em Alpiarça, está a ser estudado por investigadores europeus pela riqueza ecológica. A área analisada inclui uma turfeira com características raras na Europa, que pode vir a ter um papel fundamental na luta contra as alterações climáticas. Ana Mendes, Bióloga e Investigadora da Universidade de Évora, participa em reportagem para a RTP1.
UÉ lidera Grupo Operacional TecOlive – Técnicas e Tecnologia para Valorização de Subprodutos em Olivicultura
A Herdade da Torre das Figueiras, em Monforte, acolheu no dia 26 de Julho um Dia de Campo dedicado ao tema “Distribuição localizada de composto em olival”. Este evento decorreu no âmbito do “Grupo Operacional TecOlive – Técnicas e Tecnologia para Valorização de Subprodutos em Olivicultura”, que foi financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020), é liderado pela Universidade de Évora e tem como parceiros a Associação dos Olivicultores da Região de Elvas, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, a Torre das Figueiras – Sociedade Agrícola e a Herculano – Alfaias Agrícolas.
14 de Julho, 2023
Investigadora da UÉ participa em podcast Azul promovido pelo Jornal Público
Ana Isabel Mendes, Investigadora do MED da Universidade de Évora participa no Podcast Azul do Jornal Público desta semana onde explica a importância da Lei do Restauro da Natureza para manter o equilíbrio ambiental na Europa.
Programa do qual UÉ é parceira apresenta a 2º fase do projecto de Referencial de Sustentabilidade
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, em parceria com a Universidade de Évora, apresentou no passado dia 27 de junho, no Nerbe, em Beja, a 2º fase do projecto de Referencial de Sustentabilidade. Esta é uma ferramenta pioneira a nível internacional, “exigente, ambiciosa, credível e adaptada, que permitirá consolidar e otimizar o desempenho ambiental, social, económico e cultural da produção olivícola da região”, segundo a associação.
In Atual Online (O) – 04-07-2023 | In Agricultura & Mar Online – 03-07-2023 | In Agroportal Online – 03-07-2023 | In Rádio Campanário Online – 03-07-2023 | In Agrotec Online – 04-07-2023 | In Planície Online (A) – 05-07-2023 | In Defesa (A)- 05-07-2023
Professoras da UÉ explicam o que se sabe sobre o azeite
Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e Investigadoras do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, apresentam as mais valia do azeite, “um produto alimentar secular e principal fonte de gordura na dieta Mediterrânica”, cujos “principais países produtores de azeite localizam-se no Mediterrâneo e, até há alguns anos atrás, eram esses os países consumidores”.
In Alentejo Hoje Online – 03-07-2023 | In Diário do Sul Online – 03-07-2023 | In iAlimentar Online – 06-07-2023 | In Jornal do Centro Online – 09-07-2023
Investigador da UÉ participa em Pod Cast Momento Agro
José Ferragolo da Veiga, investigador no MED da Universidade de Évora, participa em Pod Cast Momento Agro sob o tema “Agricultura Familiar e a sua importância no desenvolvimento dos territórios”.
Investigadores do MED-UÉvora participam no programa “Outras Histórias” da RTP1
O “Outras Histórias” foi para o terreno com uma equipa de investigadores da Universidade de Évora. A equipa está a plantar espécies autóctones na Serra da Estrela e do Açor, espécies o Carvalho ou o Medronheiro. O objetivo é recriar o bosque antigo e evitar incêndios à semelhança da floresta Laurissilva na Madeira.
In RTP1 – Outras Histórias – 10-07-2023 – 21:14H | In Agroportal Online – 10-07-2023 | In Alma Lusa – 10-07-2023
Investigadores da UÉ participam em estudo sobre Microplásticos detectados nas águas do Alqueva e da Lagoa Azul
Miguel Matias e Zeynep Ersoy, investigadores no MED da Universidade de Évora, participam em estudo realizado na Lagoa Azul das Sete Cidades e no Alqueva por terem demasiado plástico para zonas de baixo nível de urbanização.
In Diário de Notícias Online – 12-07-2023 | In Notícias ao Minuto Online – 12-07-2023 | In Renascença Online – 12-07-2023 | In Correio dos Açores- 13-07-2023 | In Correio dos Açores Online – 13-07-2023 | In Diário de Notícias da Madeira Online – 13-07-2023 | In Açores 9 Online – 12-07-2023 | In Água & Ambiente Online – 12-07-2023 | In Atual Online (O) – 12-07-2023 | In Rádio Campanário Online – 12-07-2023 | In Beachcam Online – 13-07-2023 | In Digital Online (O) – 13-07-2023 | In Green Savers Online – 13-07-2023 | In Tribuna Alentejo Online – 13-07-2023 | In Diário dos Açores- 14-07-2023 | In Green Savers Online – 13-07-2023 | In Diário dos Açores Online – 14-07-2023
Investigadora da UÉ participa em reportagem Ribatejo: turfeira com 9000 anos, única no país, passou a reserva natural
Região de 140 hectares perto de Alpiarça passou a ser protegida desde Fevereiro e faz parte de uma rede europeia para estudar o impacto positivo que as turfeiras têm contra as alterações climáticas. As imagens de satélite denunciam o paul da Gouxa, uma mancha verde alongada, rodeada por campos agrícolas de geometrias várias, que se situa logo a sul de Alpiarça, no Ribatejo. Ana Mendes, investigadora da Universidade de Évora, descreve como “um ambiente típico de O Senhor dos Anéis”. A bióloga conhece bem o paul, que tem características particulares: “É como se fosse uma esponja; saltamos e aquilo abana”.
Professora da UÉ participa em artigo para a Revista Visão
A olivicultura alentejana está a tentar reduzir a sua pegada ecológica, com a ajuda da Universidade de Évora. Raquel Lucas, Professora da Universidade de Évora, participa em artigo para a revista Visão intitulado “Como tornar as azeitonas… verdes”.
Programa do qual UÉ é parceira apresenta a 2º fase do projecto de Referencial de Sustentabilidade
O Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA), da Olivum – Associação de Olivicultores e Lagares de Portugal, em parceria com a Universidade de Évora, apresentou no passado dia 27 de junho, no Nerbe, em Beja, a 2º fase do projecto de Referencial de Sustentabilidade. Esta é uma ferramenta pioneira a nível internacional, “exigente, ambiciosa, credível e adaptada, que permitirá consolidar e otimizar o desempenho ambiental, social, económico e cultural da produção olivícola da região”, segundo a associação.
In Correio Alentejo Online – 10-07-2023 | In Correio Alentejo- 07-07-2023
MED Meeting 2023 reuniu mais de 100 investigadores
Nos dias 3 e 4 de julho, o Pólo da Mitra, da Universidade de Évora, foi o cenário para o 2º Encontro do MED. Num dia e meio repleto de atividades científicas reuniram-se mais de 100 investigadores do MED pertencentes à Universidade de Évora, ao CEBAL – Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo e à Universidade do Algarve. “Healthy Soils: For Food, For Life and For the Future” foi o tema principal deste encontro, onde os investigadores do MED mostraram o seu trabalho por meio de comunicações orais em sessões temáticas e em demonstrações de ciência.
MED promove Congresso sobre Dieta Mediterrânica
O MED da Universidade de Évora, em conjunto com a Rede de Instituições de Ensino Superior para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica, vai realizar no Palácio D. Manuel em Évora, nos próximos dias 28 e 29 de Setembro, o Congresso: MULTIDISCIPLINARIDADE À MESA – 2º Congresso RIESDM/2º Conferência Dieta e Gastronomia Mediterrânicas.
UÉ promove Seminário Final do Projeto RegaCork-TraDE
No passado dia 23 de maio de 2023,realizou-se o Seminário Final do Projeto RegaCork-TraDE e o Workshop de Descortiçamento Mecanizado em Sobreiros com Fertirrega, no Auditório Ary dos Santos, em Avis. O evento foi organizado pela equipa de investigação da Universidade de Évora, EcoDendro, no âmbito do Projeto de Divulgação dos Estudos Técnico-Científicos da Rega de Sobreiros – RegaCork-TraDE, e que integra alguns investigadores do MED. O Seminário contou com a participação de diversas entidades envolvidas na organização do evento e execução do projeto, incluindo a Universidade de Évora, representada por Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da mesma instituição.
30 de Junho, 2023
Projeto da UÉ entre os cinco finalistas mundiais do Prémio Triple E Awards 2023
As Tertúlias do Montado estão entre os cinco finalistas mundiais do Prémio Triple E Awards 2023, na categoria “Community Engagement Initiative of the Year” (Iniciativa de Envolvimento Comunitário do Ano). As Tertúlias do Montado, uma plataforma de diálogo entre ciência e sociedade em prol de objetivos de sustentabilidade, são um projeto do Mediterranean Institute for Agriculture, Environment and Development (MED), da Universidade de Évora.
In Sul Informação Online – Sul Informação Alentejo Online – 17-06-2023 | In Agricultura & Mar Online – 19-06-2023 | In Rádio Campanário Online – 19-06-2023
Évora acolhe simpósio que discutir sustentabilidade e futuro do vinho e das vinhas
Nos dias 22 e 23 de junho, Évora recebeu no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), o 12º Simpósio de Viticultura do Alentejo, que teve em destaque a questão da sustentabilidade. Este é um dos mais importantes fóruns de debate no setor vitivinícola, reunindo profissionais, investigadores, enólogos e produtores provenientes de várias regiões vitivinícolas ao nível mundial, e pretendeu colocar em cima da mesa diferentes perspetivas de profissionais, destacando o papel da sustentabilidade das vinhas às adegas. Este Simpósio é uma iniciativa da responsabilidade da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), da ATEVA – Associação Técnica de Viticultores do Alentejo, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), da Direção Regional de Agricultura do Alentejo (DRAPAL) e da Universidade de Évora.
In Rádio Nova Antena Online – 16-06-2023 | In Vinho Grandes Escolhas Online – 19-06-2023 | In Diário do Sul- 16-06-2023 | In Agroportal Online – 20-06-2023 | In Frutas, Legumes e Flores Online – 20-06-2023 | In Gazeta Rural Online – 20-06-2023 | In Rádio Campanário Online – 20-06-2023 | In Antena Sul Online – 21-06-2023 | In Agriterra Online – 22-06-2023 | In Planície Online (A) – 22-06-2023 | In Gazeta Rural- 15-06-2023
UÉ acolhe 3ª reunião do grupo de trabalho sobre a “Definição da Pecuária Extensiva” do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo (CCPE)
Nos passados dias 29 e 30 de Maio, o MED e a Universidade de Évora acolheram a 3ª reunião do grupo de trabalho sobre a “Definição da Pecuária Extensiva” do Centro de Competências do Pastoreio Extensivo (CCPE). A reunião realizou-se no pólo da Mitra, na Universidade de Évora, tendo envolvido a participação de 20 intervenientes em representação de 12 instituições distintas, de entre elas, universidades, politécnicos, institutos do estado, associações de produtores, associações de desenvolvimento local e empresas. A organização desta iniciativa esteve a cargo do MED através das investigadoras Isabel Ferraz de Oliveira e Elvira Sales-Baptista, representantes deste Instituto e da ADPM – Associação Defesa do Património de Mértola no CCPE.
In Voz do Campo Online – 20-06-2023 | In Agroportal Online – 19-06-2023 | In Agrotec Online – 20-06-2023
Projeto coordenado pela UÉ propõe abordagem integrada e inovadora para maximizar a produtividade agrícola e a sustentabilidade ambiental
O Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED) está a desenvolver um projeto que pretende implementar uma abordagem inovadora que potencialize a produtividade agrícola e promova a sustentabilidade ambiental no setor, através de um software que ajude na gestão territorial. O Projeto “AgroSatAdapt” possui três áreas-piloto, “com perfis diferenciados de gestão, nomeadamente o Município de Reguengos de Monsaraz, áreas próprias e fornecedores de uma herdade e áreas enquadradas no perímetro de rega de Alqueva gerido pela EDIA”, sublinha a Empresa que gere a Albufeira de Alqueva, entidade parceira deste projeto.
In Agroportal Online – 19-06-2023 | In Rádio Castrense Online – 19-06-2023 | In Lidador Notícias Online – 20-06-2023 | In Rádio Pax Online – 20-06-2023 | In Agricultura & Mar Online – 19-06-2023 | In Rádio Vidigueira Online – 20-06-2023
Professor da UÉ participa em sessão sobre “Incentivos e produtividade florestal
Mário Carvalho, Professor da Universidade de Évora, participa em encontro promovido pela The Navigator Company sob o tema “Incentivos e produtividade florestal”.
In Gazeta Rural Online – 16-06-2023 | In Agroportal Online – 28-06-2023
Investigadores da UÉ participam em artigo para a revista AGROTEC
Diogo Alagador e Sofia Sabino, Investigadores do IIFA da Universidade de Évora, e José Marques da Silva, Investigador do MED da mesma instituição, participaram em artigo para a revista AGROTEC sobre “Novas oportunidades para um desenvolvimento rentável e sustentável da Agrosilvicultura”.
UÉ parceira de Projeto “Programa Territorial +Solo +Vida”
Desde Julho de 2022 que está em curso o “Programa Territorial +Solo +Vida”, um projeto de combate à desertificação, adaptação e mitigação às alterações climáticas, do qual o MED da Universidade de Évora é parceiro.
MED às 4as
Decorreu no passado dia 21 de junho mais uma sessão integrada na iniciativa “MED às 4as”. Esta edição dedicada ao tema “Nature’s Big Brother: A deteção remota e inteligência artificial aplicadas à conservação e gestão dos recursos naturais”, e contou com Nuno Guiomar, Investigador Auxiliar Convidado do MED e coordenador da Linha Temática “Sistemas agro-silvo-pastoris – Montado”; Sérgio Godinho, Investigador Auxiliar Convidado no Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora; Hugo Costa, Técnico Superior na Direção-Geral do Território e Professor Assistente Convidado na NOVA Information Management School; e Teresa Gonçalves, Professora do Departamento de Informática da Universidade de Évora, como oradores.
UÉ acolhe Sessão de Encerramento do GO Tecolive
Decorrerá no próximo dia 27 de Junho de 2023, no Anfiteatro 202, Edifício Ário Lobo de Azevedo, Núcleo da Mitra da Universidade de Évora, a Sessão de Encerramento do GO Tecolive, que contará com a participação de Investigadores do MED da mesma instituição.
Investigadora da UÉ participa em podcast Azul promovido pelo Jornal Público
Ana Isabel Mendes, Investigadora do MED da Universidade de Évora participa no Podcast Azul do Jornal Público desta semana onde explica a importância da Lei do Restauro da Natureza para manter o equilíbrio ambiental na Europa.
Professores da UÉ eleitos membros da Academia das Ciências de Lisboa
A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) elegeu três professores da Universidade de Évora. Miguel Araújo, Maria de Fátima Nunes e Cláudia Teixeira, foram eleitos como correspondentes na Classe de Letras desta prestigiada instituição científica portuguesa.
In Sul Informação Online – 17-06-2023 | In Jornal E- 22-06-2023
Investigadoras da UÉ explicam o que se sabe sobre o azeite
Maria João Cabrita e Raquel Garcia, Professoras do Departamento de Fitotecnia e Investigadoras do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, apresentam as mais valia do azeite, “um produto alimentar secular e principal fonte de gordura na dieta Mediterrânica”, cujos “principais países produtores de azeite localizam-se no Mediterrâneo e, até há alguns anos atrás, eram esses os países consumidores”.