8&9 NOV | II BioBlitz da Herdade da Mitra

Out 10, 2024Notícias

Depois do sucesso da primeira edição em maio do ano passado, que reuniu cerca de 160 participantes e resultou na identificação de 567 espécies, o II BioBlitz da Herdade da Mitra está marcado para os dias 8 e 9 de novembro de 2024. Este evento é organizado pelo MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, em parceria com a NEI – Noite Europeia dos Investigadores e Aliança EU GREEN (um consórcio de 9 universidades europeias focado na sustentabilidade). A participação no BioBlitz é gratuita e aberta a todos: público em geral e academia, e a todas as idades (crianças, jovens e adultos). Sozinho, com amigos ou em família, aproveite para descobrir a Biodiversidade que se esconde às portas da cidade de Évora, e passe um dia diferente, repleto de novas aprendizagens.

O principal objetivo deste BioBlitz é registar o máximo número de espécies em 24h na Herdade da Mitra. É uma experiência única para os participantes se conectarem com a natureza e valorizarem a importância dos ecossistemas e das espécies que nos rodeiam. Os investigadores do grupo de investigação em Ecologia e Biogeografia do MED estão a organizar atividades específicas para a observação e inventariação de diversos grupos de seres vivos. Realizar-se-ão sessões tanto noturnas como diurnas para observação de aves, insetos, répteis, mamíferos, plantas e cogumelos, entre outros.

Para os participantes que queiram explorar a Herdade da Mitra de forma independente, basta registarem as espécies que forem observando através da plataforma iNaturalist, uma plataforma digital gratuita que armazena os registos das espécies observadas, a nível mundial. De forma a associar as observações de todos os participantes ao evento, sugerimos que adiram ao projeto “II BioBlitz Herdade da Mitra” na aplicação iNaturalist a partir do vosso telemóvel. Para que as observações de todos possam contribuir para fins científicos, é necessário que sejam validadas. Assim, pedimos que adicionem registos fotográficos ou áudio às vossas observações.

O último BioBlitz da Herdade da Mitra foi um enorme sucesso! Em apenas 24h conseguimos um total de 1923 observações de 567 espécies de animais, plantas, fungos e líquenes graças ao esforço de biólogos, estudantes e famílias que se juntaram a nós na Primavera de 2023! Este ano o BioBlitz é no Outono, há novas espécies por descobrir! Será que vamos ultrapassar o número de espécies do ano passado? Fica o desafio!

Quer ser o primeiro a saber as novidades sobre o BioBlitz de 2024? Junte-se aqui à nossa mailing list!

Se não participou em 2023, não perca mais tempo! Fique atento à nossa página pois o horário das atividades e as inscrições não tardam a sair! Vai ser uma atividade a não perder. Inscreva-se e traga a sua família!