Universidade de Évora reforça investigação com novos projetos FCT
A Universidade de Évora (UÉ) lidera 4 novos projetos no âmbito do Concurso FCT de Projetos de IC&DT em Todos os Domínios Científicos e participa em mais 3. Os resultados foram recentemente conhecidos e conferem à Universidade de Évora um orçamento na ordem dos 500 mil euros.
Universidade de Évora estuda áreas protegidas no México para proteção de vertebrados
Um estudo internacional, liderado por Diogo Alagador, investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, permitiu apurar qual o desempenho esperado das áreas protegidas na região central do México para a proteção de 94 vertebrados terrestres, com níveis variados, mas preocupantes de ameaça, sobre diferentes cenários de mudança climática na região.
In Rádio Campo Maior Online – 23-07-2021 | In Defesa (A)- 21-07-2021
Investigadores da UÉ sugerem medidas de proteção das espécies selvagens
O projeto “Revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental e Contributo para a Avaliação do seu Estado de Conservação” foi lançado em 2019, e tem como objetivo fazer uma avaliação global do estado de conservação das espécies. Através deste estudo, será possível estabelecer medidas e ações no âmbito da sua proteção.
In Green Savers Online – 30-07-2021 | In Wilder Online – 30-07-2021 | In Agroportal Online – 31-07-2021
Professor da UÉ desenvolve trabalho de monitorização para registar os locais nas estradas onde se registam mais acidentes com animais
Os acidentes provocados por animais estão a aumentar nas estradas portuguesas. António Mira, docente da Universidade de Évora e coordenador do projeto Life Lines – Rede de Infraestruturas Lineares com Soluções Ecológicas, admite que “alguns animais selvagens, como os javalis, deixaram de perceber a estrada como uma ameaça, porque não havia tráfego durante o confinamento, tendo sido apanhados desprevenidos quando passou a haver”.