InnovPlantProtect conquista projeto-piloto para criar polo de vigilância genómica de doenças nas culturas agrícolas do Alentejo
O projeto ‘AlViGen: Criação de polo no ALentejo para a VIgilância GENómica de doenças na agricultura’, liderado pelo InnovPlantProtect (InPP) em parceria com a Universidade de Évora, é um dos vencedores da 4ª edição do Programa Promove da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), na categoria de projetos-piloto inovadores.
In Agroportal Online – 26-10-2022 | In Perspetiva Online – 26-10-2022 | In Rádio Campanário Online – 26-10-2022 | In Rádio Elvas Online – 26-10-2022 | In Agriterra Online – 26-10-2022 | In Agroportal Online – 26-10-2022 | In Agrotec Online – 26-10-2022 | In Frutas, Legumes e Flores Online – 26-10-2022 | In Vida Rural Online – 26-10-2022
Projeto coordenado pela UÉ desenvolveu a valorização de subprodutos em olivicultura
O Grupo Operacional TECOLIVE – “Técnicas e tecnologia para valorização de subprodutos em olivicultura” divulgou um vídeo sobre os trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua atividade que teve como objetivo principal a definição uma técnica de produção em olival que permitisse a sustentabilidade económica do setor minimizando o impacte ambiental. Este projeto TECOLIVE é coordenado pelo Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora.
In Agroportal Online – 24-10-2022 | In Voz do Campo Online – 24-10-2022
UÉ recebe parceiros do Sustainolive
Nos dias 24 e 25 de outubro a Universidade de Évora vai receber os parceiros do Sustainolive, provenientes de 6 países do norte e sul do Mediterrâneo, para discutirem a sustentabilidade no Olival. O Projecto Sustainolive é composto por 22 entidades da Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Tunísia e Marrocos, e tem como principal objectivo promover a sustentabilidade do setor olivícola/oleícola através da implementação e promoção de soluções tecnológicas sustentáveis com base em conceitos agroecológicos e na troca efetiva e ativa de conhecimentos entre os principais atores do setor.
Professoras da UÉ escrevem artigo para o Jornal Expresso
Teresa Pinto-Correia, Maria Helena Guimarães e Isabel Ferraz de Oliveira do MED da Universidade de Évora, escrevem artigo de opinião para o Jornal Expresso com o tema “Regenerar o montado, a última fronteira ao processo de desertificação”.
Professores e Investigadores da UÉ debatem a sustentabilidade
Em artigo para o Jornal de Letras, Artes e Ideias sobre a temática “A (in) sustentabilidade em debate”, um grupo de professores e investigadores da Universidade de Évora, sob a coordenação de Manuel Collares Pereira, decidiu juntar esforços para pensar sobre o problema do nosso tempo.
Investigadora da UÉ participa em Sessão pública sobre “A transformação da paisagem no Alentejo”
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, acolheu, no dia 28, uma sessão pública sobre “A transformação da paisagem no Alentejo”, que surge na sequência da exposição de fotografia de José Rodrigues, sobre o tema “Natureza Morta”, que está patente naquele espaço cultural. A sessão pública vai contar com a participação de Teresa Pinto Correia, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora.
Professora da UÉ participa no Colóquio “Frutos Secos: Impacto do Setor na Economia Regional e Nacional”
No âmbito da Feira dos Santos e dos Frutos Secos, a Associação de Estudos Gerais de Alvito em coordenação com a Câmara Municipal de Alvito vai promover no dia 29 um colóquio dedicado ao tema “Frutos Secos – Impacto do setor na economia regional e nacional”, no qual Maria Raquel Lucas, professora do Departamento de Gestão, investigadora integrada no Centro de Estudos e Formação Avançada em Gestão e Economia (CEFAGE) da Universidade de Évora e colaboradora do MED, irá debater sobre “A Cadeia de Valor de Frutos Secos: Competitividade e Sustentabilidade”.
In Agroportal Online – 25-10-2022 | In Rádio Vidigueira Online – 26-10-2022