Investigadora do MED em entrevista para a rúbrica “90 Segundos de Ciência” da Antena 1
Isabel Ferraz de Oliveira, professora no Departamento de Zootecnia da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora e investigadora no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), participa no projeto LIFE Scrubsnet como o objetivo de promover a gestão sustentável das áreas de matos no montado alentejano. O objetivo deste projeto é promover a revitalização de áreas semiáridas como o montado alentejano e reforçar a biodiversidade destes habitats.
Professor da UÉ explica na TSF o material químico desenvolvido capaz de diminuir arsénio na água
Paulo Mourão, Professor do Departamento de Química e Investigador no Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora, está a desenvolver em parceria com colegas italianos e parceiros empresariais, um biocarvão granulado aproveitando o bagaço de azeitona. O objetivo desta estratégia passa pela remoção de um dos elementos mais tóxicos para a saúde, o arsénio. A transformação de um subproduto do setor olivícola com inúmeras aplicações surge assim como uma oportunidade quer para a gestão de recursos quer para a redução do impacto ambiental.
Lançado primeiro censo nacional de coruja-das-torres
O Laboratório de ornitologia da Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançaram o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorre até junho, no âmbito de um projeto da Comissão Europeia de “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão”.
In SIC Notícias Online – 10-03-2023 | In RTP Online – 10-03-2023 | In Visão Online – 10-03-2023 | In Sapo Online – Sapo 24 Online – 10-03-2023 | In Tribuna Alentejo Online – 04-03-2023 | In Jornal do Centro Online – 05-03-2023 | In Alentejo Hoje Online – 06-03-2023 | In Diário do Sul Online – 06-03-2023 | In Região de Leiria- 09-03-2023 | In Cidade FM Online – 10-03-2023 | In Impala Online – 10-03-2023 | In M80 Online – 10-03-2023 | In Notícias ao Minuto Online – 10-03-2023 | In Rádio Comercial Online – 10-03-2023 | In Sapo Online – Sapo 24 Online – 10-03-2023
Professor da UÉ destaca importância da raça do Porco Preto Alentejano
“A importância do Porco de raça Alentejana é muito anterior à existência de reis em Portugal e o seu papel no aproveitamento do Montado é indesmentível”, refere Rui Charneca, professor do Departamento de Zootecnia e investigador do MED, da Universidade de Évora, que desafia a conhecer mais sobre o Porco de raça Alentejana, a sua fileira de produção e as suas qualidades em sete tópicos que considera serem os fundamentais.
In Rádio Campanário Online – 09-03-2023 | In Voz do Campo Online – 09-03-2023 | In Alentejo Hoje Online – 10-03-2023 | In Diário do Sul Online – 10-03-2023 |In Rádio Castrense Online – 20-03-2023| In Correio Alentejo- 17-03-2023 | In Rádio Castrense Online – 13-03-2023 | In Tribuna Alentejo Online – 13-03-2023 | In Rádio Voz da Planície Online – 26-03-2023
Projeto coordenado pela UÉ arranca com trabalho de campo para identificar o fungo responsável pela ferrugem amarela no trigo
Nos dias 27 de fevereiro e 1 e 3 de março, a equipa do projeto “AlViGen: Criação de polo no ALentejo para a VIgilância GENómica de doenças na agricultura” iniciou o trabalho de trabalho com a instalação de armadilhas de esporos, conhecidas como capta-esporos, em campos de trigo. O AlViGen, projeto coordenado pelo InnovPlantProtect (InPP) em parceria com a Universidade de Évora, foi um dos projetos-piloto inovadores selecionado no passado mês de outubro e financiado pela Fundação La Caixa, Banco BPI e Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito da 4ª edição do Programa Promove.
Há uma ave rara no centro de todas as atenções em Nova Iorque
“O bufo-real tem bastante capacidade de adaptação”, diz Rui Lourenço, investigador na área da Ornitologia da Universidade de Évora. “Se não for alvo de perseguição humana, pode existir em habitats muito variados. Isto inclui zonas urbanas, áreas desérticas ou pedregosas com pouca vegetação, zonas agrícolas, montados, florestas de produção entre muitos outros habitats. Os elementos principais que precisa é uma quantidade razoável de presas disponíveis e um local com pouca perturbação para nidificar”, explica.
UÉ parceira em projeto S4AGRO
O Instituto Politécnico de Coimbra, em parceria com a Universidade de Évora, e com outras instituições, encontra-se a promover o projeto S4AGRO – Soluções Sustentáveis para o Setor Agroindustrial, que visa qualificar as PME do setor agroindustrial. No âmbito das diversas atividades contempladas, estão previstos serem realizados 4 Webinars com vista a disseminar, junto das PME de cada subsetor, boas práticas na utilização de embalagens primárias sustentáveis.
In Fórum Covilhã Online – 08-03-2023 | In Reconquista- 09-03-2023 | In Jornal do Fundão- 09-03-2023
MED às 4as
Decorre no dia 15 de março mais uma Mesa Redonda, ação integrada na iniciativa “MED às 4as”. Esta edição dedicada ao tema “As tecnologias ómicas: a genómica, a transcritómica, a proteómica e a metabolómica. Aplicações e desafios na produção vegetal e animal”, que conta com Andreia Amaral, professora de genética e melhoramento animal no Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora e investigadora do Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health (CIISA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Andreia Figueiredo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Biosystems and Integrative Sciences Institute na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo Grapevine-Pathogen Systems Lab; Cláudia Vicente, investigadora no MED da Universidade de Évora e responsável pelo laboratório de Nematologia (NemaLab) e Ricardo Ramiro, investigador e gestor de dados e análise de risco no laboratório colaborativo InnovPlantProtect, como oradores.
Ensaio de Poda de produção de longa duração
No âmbito do protocolo entre a Universidade de Évora e a Olivais do Sul, em 2015 iniciou-se um ensaio de poda de longa duração numa parcela de olival em sebe. O ensaio contempla: 1) poda exclusivamente manual e 2) poda mecânica conjugada com poda manual. No passado dia 8 de março, as duas entidades convidaram a participação de todos os interessados numa Demonstração de Poda Manual de Olival em sebe.
II Simpósio Nacional de Valorização do Cardo – Seminário de Encerramento do Projeto MedCynaraBioTeC
O CEBAL organiza no próximo dia 23 de março, no Auditório dos Serviços Comuns do Instituto Politécnico de Beja, o II Simpósio Nacional de Valorização do Cardo – Seminário de Encerramento do Projeto MedCynaraBioTeC.
O IPBeja, a Universidade de Évora e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa são parceiras do Projeto MedCynaraBioTeC – “Seleção de genótipos de Cynara cardunculus para novas aplicações biotecnológicas: potenciar a cadeia de valor do cardo, uma cultura mediterrânica bem adaptada”, cofinanciado pelo Alentejo2020.
In Digital Online (O) – 17-03-2023 | In Rádio Campanário Online – 17-03-2023 | In Agroportal Online – 17-03-2023 | In Tribuna Alentejo Online – 19-03-2023 | In Atual Online (O) – 21-03-2023 | In Atual Online (O) – 23-03-2023 | In Rádio Pax Online – 23-03-2023 | In Rádio Voz da Planície Online – 23-03-2023 | In Voz do Campo Online – 16-03-2023 | In Agroportal Online – 10-03-2023 | In Rádio Castrense Online – 17-03-2023
Investigador do MED identifica egagrópilas de peneireiro-vulgar
Rui Lourenço, biólogo e investigador no LabOr, Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora, identificou a espécie como sendo egagrópilas de peneireiro-vulgar, e falou à revista Wilder.
UÉ coordena nova medida Agro-Ambiental do PEPAC
A Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM) divulgou a existência de uma nova medida Agro-Ambiental do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC), que vai ser testada em áreas de montado no Parque Natural do Guadiana e no sítio Monfurado, sob a coordenação do MED da Universidade de Évora.
UÉ acolhe Palestras projeto Grazing4Agroecology – “Grazing for Agroecology in the Mediterranean region”
No dia 23 de março, a Universidade de Évora recebe na Herdade da Mitra um encontro do projeto Horizonte Europa: Grazing4Agroecology – European Network to promote grazing and to support grazing-based farms on their economic and ecologic performances as well as on animal welfare que teve início em setembro de 2022. O consórcio do projeto inclui 18 parceiros de oito estados membros da UE (Alemanha, França, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Romênia e Suécia). Na Universidade de Évora, uma das entidades parceiras, do projeto é coordenado por Gottlieb Basch, professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora e investigador do MED.
UÉ acolhe evento Science CHANGing Policy
O Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade promove o evento participativo Science CHANGing Policy, que se irá realizar no próximo dia 2 de junho de 2023, no Colégio Luís António Verney, Universidade de Évora. Este evento visa estabelecer relações colaborativas entre os investigadores das três unidades de I&D que compõem o LA CHANGE, cE3c, MED e Cense, nas suas áreas de atuação.
Procuram-se voluntários para ajudar a contar corujas-das-torres em Portugal
O Laboratório de Ornitologia da Universidade de Évora e a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves lançaram o primeiro censo nacional de coruja-das-torres, que decorre até junho, no âmbito de um projeto da Comissão Europeia de “Ciência para todos: sustentabilidade e inclusão”. “Precisamos de todos os olhos e ouvidos atentos no máximo de locais possíveis para conseguir ter o máximo de informação sobre a espécie”, afirma Inês Roque, investigadora na Universidade de Évora e voluntária na Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), entidades promotoras do censo nacional.
In Público Online – 10-03-2023 | In Agroportal Online – 10-03-2023 | In Beira.pt Online – 10-03-2023 | In Diário de Trás-os-Montes Online – 10-03-2023 | In Digital Online (O) – 10-03-2023 | In Jornal do Centro Online – 10-03-2023 | In Minho Online (O) – 10-03-2023 | In Postal do Algarve Online – 10-03-2023 | In Smooth FM Online – 10-03-2023 | In Antena Livre Online – 11-03-2023 | In Jornal de Abrantes Online – 11-03-2023 | In Green Savers Online – 13-03-2023 | In MaisBeiras Informação Online – 13-03-2023 | In Magazine Serrano Online – 16-03-2023
Tertúlias do Montado da UÉ finalista do Prémio 2023 Triple E Awards
“Estar entre os 5 finalistas deste prémio, na categoria Community Engagement Initiative of the Year, dá visibilidade ao empenho que cada Tertuliano faz para que esta seja uma iniciativa que se desenvolve há 8 anos. Esta também é uma oportunidade para enfatizar a importância de criar espaço e condições na academia para que a transdisciplinaridade aconteça” destaca Helena Guimarães, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) na Universidade de Évora, coordenadora da iniciativa das Tertúlias do Montado.
In Rádio Campanário Online – 15-03-2023 | In Alentejo Hoje Online – 16-03-2023 | In Diário do Sul Online – 16-03-2023
UÉ acolhe workshop de podas de formação em quercínias
No âmbito do projeto RegaCork-TraDE – Transferência e Divulgação dos Estudos Técnico-Científicos da Rega de Sobreiros, decorreu no dia 16 de março, na Herdade da Mitra da Universidade de Évora, um workshop de Podas de formação em quercíneas, organizado em conjunto com o ICNF.
31.ª Tertúlia: “Serviços de extensão para o Montado – estado atual e potencialidades na Herdade da Mitra”
A próxima sessão das Tertúlias do Montado decorre no dia 17 de março, e terá lugar na Herdade da Mitra da Universidade de Évora. Esta será uma tertúlia que antecede a apresentação do novo livro do tertuliano José Mira Potes, intitulado “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas”.
MED às 4as
Decorreu no dia 15 de março mais uma mesa redonda promovida pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), sediado na Universidade de Évora, que debateu “As novas tecnologias ómicas: a genómica, a transcriptómica, a proteómica e a metabólica e as aplicações e desafios na produção vegetal e animal”, e contou com Andreia Amaral, Professora de genética e melhoramento animal no Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora e investigadora do Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health (CIISA) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa; Andreia Figueiredo, professora na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigadora no Biosystems and Integrative Sciences Institute na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, responsável pelo Grapevine-Pathogen Systems Lab; Cláudia Vicente, investigadora no MED da Universidade de Évora e responsável pelo laboratório de Nematologia (NemaLab) e Ricardo Ramiro, investigador e gestor de dados e análise de risco no laboratório colaborativo InnovPlantProtect, como oradores.
In Sul Informação Online – 12-03-2023 | In AgroNegócios.eu Online – 13-03-2023
MED dirige sessão de esclarecimento sobre Gestão do Montado por Resultados
A ACOS realiza no dia 17 de março, uma sessão de esclarecimento sobre Gestão do Montado por Resultados, drigida pelo Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da Universidade de Évora, que assume a Coordenação Técnico-Científica da medida.
MED-CEBAL organiza debate sobre Bioeconomia e Inovação
Vários especialistas e docentes reuniram-se para discutir o tema “Bioeconomia e Inovação no Desenvolvimentos de Produtos Alimentares”, tendo por base a utilização de recursos renováveis de caráter biológico. O evento foi organizado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) e pelo MED.
UÉ acolhe Lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas”
No dia 17 de março a Universidade de Évora, através do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Agricultura (MED), acolhe o evento de lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas” da autoria de José Mira Potes.
Investigadores MED&CHANGE contribuem para a construção de políticas públicas relacionadas com planos de gestão de risco de inundações
Um dos pilares do Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, coordenado pelo MED, da Universidade de Évora, é a produção de conhecimento que apoie o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Investigadores do MED, uma das unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) que constituem o CHANGE, desenvolveram um trabalho que foi tomado como referência para a elaboração de Planos de Gestão dos Riscos de Inundações das oito regiões Hidrográficas de Portugal, produzidos pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que estiveram em consulta pública até 31 de outubro de 2022. Este trabalho constitui um exemplo claro do contributo que a investigação nestas unidades de I&D tem, e pode vir a ter, para a construção de políticas públicas que contribuam ativamente para prevenir e mitigar os riscos naturais, cada vez mais acentuados pelas alterações climáticas.
In Rádio Campanário Online – 28-03-2023 | In Alentejo Hoje Online – 29-03-2023 | In Diário do Sul Online – 29-03-2023
Investigador da UÉ escreve artigo para a Revista Voz do Campo
Pedro Pereira, Investigador da Universidade de Évora, escreve artigo para a Revista Voz do Campo intitulado “Espécies exóticas, o que importa saber antes que seja tarde demais”.
UÉ parceira de Programa de Sustentabilidade e Azeite do Alentejo
O Programa de Sustentabilidade e Azeite do Alentejo, liderado pela Olivum e desenvolvido em parceria com a Universidade de Évora, termina a primeira fase em Junho, e consiste na criação de um referencial de sustentabilidade que vai avaliar a produção de azeite em áreas como a gestão de recursos humanos, gestão de água, eficiência energética ou preservação do património.
In Agricultura & Mar Online – 30-03-2023 | In Agroportal Online – 30-03-2023 | In Rádio Campanário Online – 30-03-2023 | In Voz do Campo Online – 30-03-2023 | In Agriterra Online – 31-03-2023 | In Frutas, Legumes e Flores Online – 31-03-2023 | In Grande Consumo Online – 31-03-2023 | In iAlimentar Online – 31-03-2023 | In Atual Online (O) – 31-03-2023 | In Rádio Pax Online – 31-03-2023 | In Rádio Vidigueira Online – 30-03-2023 | In Planície Online (A) – 31-03-202