3 NOV | Dia Mundial Uma Saúde (One Health)

Nov 3, 2023Notícias

O dia 3 de novembro de 2023 marca o oitavo “Dia da Uma Saúde” (One Health Day), uma campanha global que celebra e chama a atenção para a necessidade da aplicação do paradigma One Health para abordar ameaças à saúde partilhadas na interface homem-animal-ambiente, tais como a resistência a antimicrobianos (AMR) ou a Mudança Climática [One Health Day | One Health | CDC]. Com o rápido crescimento populacional, a globalização e a degradação ambiental, as ameaças à saúde tornaram-se mais complexas. Esta abordagem assenta no pressuposto que os problemas que afectam a saúde humana, dos animais, das plantas e o ambiente podem ser eficazmente resolvidos através de uma maior e melhor coordenação, comunicação e acções colaborativas entre as várias disciplinas e sectores societais a elas associadas, em que as soluções a implementar se inscrevem num quadro de satisfação das necessidades colectivas com a garantia dos valores da sustentabilidade [One Health day (fao.org)].

Por:

Manuela Vilhena, Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciências e Tecnologia & MED

Fernando Capela e Silva, Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano & MED

Margarida Simões, Departamento de Medicina Veterinária, Escola de Ciências e Tecnologia & CHRC

Ramiro Pastorinho, Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano & CHRC

Neste documento  (PDF) ou na galeria em baixo encontra-se uma pequena apresentação alusiva ao dia e ao tema, que tem pleno enquadramento nas áreas de investigação do MED e do CHRC.