Professor da UÉ participa em encontro de especialistas para debater o futuro da floresta mediterrânica
A Universidade do Algarve (UAlg) recebeu, no passado dia 1 de junho, no auditório verde, no Campus de Gambelas, a conferência final do encontro de especialistas, que decorreu no âmbito do projeto “Valorização e Aproveitamento da Floresta Mediterrânica, o caso do Concelho de Loulé”. Neste encontro estiveram presentes engenheiros florestais, cientistas e investigadores, oriundos de várias partes do País, que analisaram e debateram o estado atual da floresta mediterrânica e discutiram medidas que promovem a sua preservação e valorização. Entre os convidados, esteve Nuno Ribeiro, professor da Universidade de Évora e membro do Colégio de Engenharia Florestal da Ordem dos Engenheiros.
In Algarve Informativo Online – 30-05-2023 | In Algarve Notícias Online – 31-05-2023 | In Algarve Informativo Online – 07-06-2023 | In Algarve Notícias Online – 07-06-2023 | In + Algarve Online – 07-06-2023 | In Correio de Lagos Online – 07-06-2023 | In Postal do Algarve Online – 07-06-2023 | In Sul Informação Online – 07-06-2023 | In DiáriOnline – Região Sul Online – 08-06-2023 | In Voz do Algarve Online (A) – 08-06-2023
Professora da UÉ participa em exposição “Bichos de cá, bichos de lá”
O Dia Mundial do Meio Ambiente vai ser celebrado na Universidade de Aveiro com a exposição “Bichos de cá, bichos de lá”, cuja inauguração está marcada para dia 5 de junho, no Auditório Renato Araújo. Além da dinamização de duas conferências sobre os temas: “Soluções para a poluição por plásticos” e “Parcerias para um futuro sustentável”, irá decorrer a sessão “Parcerias para um futuro sustentável”, que inclui uma palestra diretamente relacionada com a problemática da poluição por plásticos e apresenta um lote de convidados, entre os quais estará Teresa Pinto Correia, professora e membro do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) e Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade (CHANGE) da Universidade de Évora, que vão falar sobre parcerias estratégicas, atuais e futuras, bem como sobre oportunidades e mecanismos para as estabelecer ou reforçar.
In Agroportal Online – 31-05-2023 | In Rádio Terra Nova Online – 31-05-2023 | In Rádio Terra Nova Online – 01-06-2023 | In Rádio Terra Nova Online – 05-06-2023
Investigadores da UÉ marcam presença em encontro sobre Biodiversidade
O Clube de Produtores Continente promoveu um encontro dedicado à Biodiversidade, onde juntou mais de 150 convidados. O evento decorreu em Alcobaça, no dia 23 de maio, e teve como principal objetivo debater o papel fundamental do sector agroalimentar na conservação da Biodiversidade, no qual a Universidade de Évora marcou presença.
In Shopping Spirit Online – 31-05-2023 | In Grande Consumo Online – 01-06-2023
UÉ acolhe conferência científica internacional CIOSTA 2023
A Abreu Events Congress Organizer, unidade de negócios da Viagens Abreu, vai organizar a conferência científica internacional CIOSTA 2023 em Évora, de 10 a 13 de Setembro. O evento, designado XL CIOSTA & CIGR Section V International Conference, terá lugar na Universidade de Évora e será dedicado ao tema “Transição Sociotécnica Sustentável dos Sistemas Agrícolas”.
In Presstur Online – 31-05-2023 | In TNEWS Online – 01-06-2023 | In Turisver Online – 31-05-2023 | In Ambitur Online – 01-06-2023 | In Event Point Online – 01-06-2023
MED da UÉ tem nova Diretora
Fátima Baptista é a nova Diretora do MED, sucedendo a Teresa Pinto Correia, eleita pelo Conselho Científico do MED a 27 de março. O início das suas funções teve lugar a dois de maio, por nomeação da Senhora Reitora da Universidade de Évora.
UÉ acolhe Sience CHANGing Policies
Organizado pelo Laboratório Associado CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade, decorreu no Colégio Luís António Verney, da Universidade de Évora, o Science CHANGing Policy. A abertura do evento contou com a participação da Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vasconcelos Vilar, a Coordenadora do CHANGE, Teresa Pinto Correia, e os Diretores das 3 unidades de I&D que compõem o LA CHANGE (cE3c, MED e CENSE), nas suas áreas de atuação.
In Alentejo Hoje Online – 02-06-2023 | In Diário do Sul Online – 02-06-2023
Investigador da UÉ lidera estudo sobre as aves e os morcegos que combatem as pragas
José Herrera, investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), da Universidade de Évora, liderou um estudo que analisa o potencial de aves e morcegos como inimigos naturais de insectos-praga e o impacto das práticas agrícolas sobre os serviços de controlo biológico.
MED às 4as
Decorreu no passado dia 7 de junho mais uma sessão integrada na iniciativa “MED às 4as”. Esta edição dedicada ao tema “Regeneration of Soils in the Mediterranean, as the ground for sustainable food production and to maximise water retention”, esteve associada à EU Green Week promovida pela Comissão Europeia, que este ano decorre de 3 a 11 de junho, com o tema “Competências para comunidades sustentáveis, resilientes e socialmente justas”, e contou com Nazaré Couto da Universidade Nova de Lisboa-CENSE|CHANGE; Pedro Atalaya da Ovicharol Lda; e Sérgio Pratts e Diogo Costa da Universidade de Évora-MED|CHANGE, como oradores.
UÉ integra consórcio que avalia a viabilidade da Agricultura de Conservação
A Agricultura de Conservação tem potencial para melhorar a sustentabilidade agronómica, ambiental e económica da cultura do tomate para indústria, afirma o consórcio do projeto ‘TomAC’, hoje Dia Mundial do Meio Ambiente, com base nos resultados do primeiro ano do ensaio que decorre num campo de produção de tomate com 12 hectares, na Lezíria de Vila Franca de Xira.
O consórcio, constituído pelo MED-UÉvora, o AG-Innov-Centro de Excelência do Grupo Sugal, a APOSOLO – Associação Portuguesa de Mobilização de Conservação do Solo e a Syngenta, está a avaliar a viabilidade da aplicação dos 3 princípios da Agricultura de Conservação (1- mínima perturbação do solo; 2- cobertura permanente do solo com plantas ou resíduos; 3-rotação e diversidade de culturas) como alternativa ao atual sistema de produção de tomate em monocultura, com intensa mobilização do solo, e solo descoberto no Inverno.
In Agroportal Online – 05-06-2023 | In Gazeta Rural Online – 05-06-2023 | In Voz do Campo Online – 05-06-2023 | In Agrotec Online – 06-06-2023 | In Agriterra Online – 08-06-2023 | In iAlimentar Online – 08-06-2023
Investigador da UÉ participou no programa Biosfera da RTP2
Os ecossistemas aquáticos e terrestres baseiam-se em relações dinâmicas, o equilíbrio é alcançado pela distribuição e a interação dos seres vivos na cadeia trófica. Quando acontece uma perturbação, como por exemplo, as espécies invasoras o funcionamento ecológico é posto em causa. Bruno Silva, Investigador do MED da Universidade de Évora, participou no programa Biosfera da RTP2 sobre a temática “Podem os Controlo biológico de pragas e invasoras”.
UÉ integra projeto PlaCarvões
A patente atribuída ao trabalho realizado no âmbito do projeto PlaCarvões, descreve um processo de produção de carvões ativados a partir de plásticos presentes nos resíduos indiferenciados urbanos, plásticos agrícolas e plásticos descartáveis, usados na atividade agrícola. Teresa Baptista, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento(MED), Isabel Cansado e Paulo Mourão, professores do Departamento de Química e Bioquímica, e João Nabais, professor do Departamento de Departamento de Ciências Médicas e da Saúde, da Universidade de Évora integram a equipa de investigadores deste projeto cuja patente certifica uma invenção nova, e que não é óbvia face ao já existente, à qual acresce a sua potencial aplicação industrial.
In InterPLAST Online – 31-05-2023 | In Ensino Magazine Online – 09-06-2023 | In Rádio Campanário Online – 10-06-2023
UÉ acolhe Sessão de Encerramento do GO Tecolive
Decorrerá no próximo dia 27 de Junho de 2023, no Anfiteatro 202, Edifício Ário Lobo de Azevedo, Núcleo da Mitra da Universidade de Évora, a Sessão de Encerramento do GO Tecolive, que contará com a participação de Investigadores do MED da mesma instituição.
UÉ acolheu o lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas”
A Universidade de Évora, através do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Agricultura (MED), acolheu recentemente o lançamento do livro “Agro-silvo-pastorícia. Bases para um código de boas práticas” da autoria de José Mira Potes. Um dos capítulos do livro fala da vertente edafo – climática, onde se destaca a especificidade na ausência de chuvas no Verão e elevada irregularidade da precipitação intra e inter anual.