Investigadora do MED em destaque na televisão sueca por investigação sustentável aplicada aos produtos capilares
Catarina Fernandes, aluna de doutoramento no CERES da Universidade de Coimbra e no MED – Universidade do Algarve, esteve recentemente em mobilidade científica na Mid Sweden University, em Sundsvall, Suécia.
Durante os dois meses de estadia, integrou o FSCN Research Centre, onde teve oportunidade de aprofundar os conhecimentos relacionados com o trabalho que está a desenvolver no âmbito do seu doutoramento. A investigadora está a desenvolver um condicionador capilar ecológico feito a partir de resíduos florestais. Mais concretamente, explora o uso da lignina – um composto natural da madeira, habitualmente considerado um subproduto – como ingrediente sustentável para produtos de cuidado capilar.
A investigação da Catarina pretende demonstrar que a lignina pode substituir compostos convencionais de origem fóssil, garantindo o mesmo efeito condicionador com um impacto ambiental significativamente menor, sobretudo nos ecossistemas aquáticos.
Durante a sua estadia na universidade sueca, o seu trabalho despertou o interesse da televisão pública sueca SVT, que destacou a investigação numa reportagem sobre soluções sustentáveis desenvolvidas a partir de subprodutos da floresta. Ver reportagem AQUI
A doutoranda foi também entrevistada pela Mid Sweden University, onde partilhou o contributo da sua investigação para o desenvolvimento de produtos mais amigos do ambiente, bem como a importância das experiências científicas internacionais no seu percurso. Ler entrevista AQUI