Investigador do MED lidera novo projeto sobre gestão inovadora de nutrientes para serviços dos ecossistemas aquáticos na Europa
Foram recentemente divulgados os projetos selecionados para financiamento no âmbito da Water4All 2023 Joint Transnational Call, com foco nos “Serviços dos Ecossistemas Aquáticos”. Entre os projetos aprovados, destaca-se o ENGAGE – Europe Nutrient Management – Guided Approaches for Greater Export Reduction, liderado por Diogo Costa, investigador do MED na Universidade de Évora.
O ENGAGE tem como objetivo implementar uma nova abordagem para a gestão sustentável de nutrientes em bacias hidrográficas de diferentes dimensões por toda a Europa. Através deste projeto, pretende-se apoiar os diversos atores e partes interessadas (stakeholders) no desenvolvimento de estratégias que maximizem:
1. Aprovisionamento – fornecimento de água, alimentos e bebidas;
2. Regulação – purificação da água;
3. Apoio – manutenção do ciclo de nutrientes;
4. Serviços culturais – atividades de recreio.
Coordenado pela Universidade de Évora, o ENGAGE conta com a colaboração de parceiros estratégicos como o IPBeja, o Baltic Studies Centre, o Norwegian Institute of Bioeconomy Research, a Swedish University of Agricultural Sciences e a Mykolas Romeris University.