Participação do MED na Olive Sustainability Conference 2024 na Califórnia

Set 12, 2024Notícias

De 5 a 9 de setembro teve lugar no UC Davis Conference Center, na Califórnia, a International Olive Sustainability Conference, organizada pelo UC Davis Olive Center, em parceria com a Universidade de Évora, através do MED, o COI (Conselho Oleícola Internacional), a Universidade de Jaén, o Instituto Culinário Americano e o IRTA (Institute of Agrifood Research and Tecnhology) da Universidade da Catalunha. O programa contemplou também algumas atividades em Napa, e visitas a explorações com olival e a centros de investigação no setor.

Na conferência, o MED esteve representado na Comissão Científica por Maria Raquel Lucas, investigadora do MED e professora na Universidade de Évora, que foi também oradora convidada na Conferência, sob o tema “How and why to develop a sustainability olive oil program?”. Para além disso, apresentou também 6 posters científicos, da sua autoria e de mais 11 investigadores do MED-UÉvora: Fátima Baptista, Vasco Fitas da Cruz, Luís Leopoldo Silva, Elsa Lamy, Cristina Conceição, Fernando Capela e Silva, Ibrahim Prazeres, João Guerreiro, José Carlos Rico, Diogo Rezende Coelho e Francisca Mendes.

Numa abordagem do campo à mesa e com o contributo de reconhecidos investigadores internacionais de mais de 20 países, a conferência focou tópicos de agricultura sustentável e da produção de azeitona e de azeite, incluindo a saúde do solo, a biodiversidade, a utilização de subprodutos, a gestão de recursos, a educação do consumidor, a gastronomia, a paisagem e também as escolhas alimentares do consumidor que beneficiam a saúde humana e do planeta. Contou ainda com degustações de azeite, eventos sociais e muitas oportunidades para estabelecer novos contactos para potenciais parcerias internacionais!