UÉ Summer School Junior | VetWeek

Jul 18, 2024Notícias

A Universidade de Évora dinamizou, entre os dias 8 e 12 de julho, mais uma edição da  UÉvora Summer School Junior. Nesta semana única é dada a oportunidade de alunos do ensino secundário descobrirem como é estar na Universidade e descobrir a cidade de Évora.

Neste âmbito teve lugar no polo da Mitra o curso “VetWeek: uma semana como estudante de Medicina Veterinária”, coordenado por Maria João Lança, investigadora do MED, e Ana Faustino, investigadora do CHRC, ambas docentes do Departamento de Zootecnia da Universidade de Évora. O curso teve ainda o apoio de outros colegas do Departamento de Medicina Veterinária da UÉ, e investigadores do MED e do CHRC: Catarina Lavrador (MED), David Ferreira (CHRC), Luís Martins (MED), Pedro Caetano (MED), Sandra Branco (MED) e Teresa Oliveira (CHRC).

O curso “VetWeek” contou com a participação de 19 alunos do Ensino Secundário, que tiveram a oportunidade de conhecer os animais e as instalações da Universidade de Évora, e de desenvolver algumas atividades. No Complexo de Anátomo-fisiologia foram desenvolvidas as atividades: “Uma aula da disciplina mais temida do curso de Medicina Veterinária: mito ou realidade?”, “Sabes como é feito um xarope? E um comprimido?”, “Os ratos como modelos animais” e “Como administrar fármacos”.

No Hospital Veterinário da Universidade de Évora, os alunos tiveram oportunidade de desenvolver as seguintes atividades: “O que são exames complementares? Por que são importantes e quais são aqueles com maior relevo em medicina veterinária? É assim tão diferente do que se passa em medicina humana?”, “Como decorre a consulta de um animal de companhia?”, “A importância da anamnese.”, “E zoonoses, o que são e porque têm importância?”, “E se a indicação for cirurgia?” e “O que são suturas? Como se fazem?”

Foi uma semana gratificante para os alunos e para toda a equipa de formadores.