Ciência Viva no Laboratório | Laboratórios de Biologia Molecular & Melhoramento e Biotecnologia Vegetal

Jul 18, 2024Notícias

De 1 a 5 de julho o Laboratório de Biologia Molecular e o Laboratório de Melhoramento e Biotecnologia Vegetal do MED-UÉvora acolheram duas atividades no âmbito da Ocupação Científica de Jovens nas Férias, integrado na 28º edição do Programa Ciência Viva no Laboratório.

As atividades intituladas “COMO OBTER UMA PLANTA GENETICAMENTE MODIFICADA?” e “O PAPEL DOS GENES E PROTEÍNAS NA RESPOSTA DAS PLANTAS AOS STRESSES AMBIENTAIS”, organizadas por Hélia Cardoso e Lénia Rodrigues, integraram investigadores e docentes de diferentes áreas, permitindo aos cinco alunos (do 9º ao 12º ano) que participaram nas atividades, adquirir conhecimentos e experiências na área do melhoramento de plantas.

Durante essa semana os alunos estabeleceram material vegetal in vitro e aprenderam como realizar a sua propagação, homogeneizaram material vegetal utilizando azoto líquido, extraíram DNA que utilizaram para o isolamento de um gene aprendendo a técnica de PCR, realizaram um protocolo de transformação de plantas utilizando Agrobacterium tumefaciens, extraíram proteínas totais, determinaram a concentração proteica total e analisaram o perfil proteico por eletroforese unidimensional.