Projeto HealthyW8 reuniu-se em Palma de Maiorca para treinar protocolos de recolha de dados

Jun 27, 2024Notícias

Nos dias 3 e 4 de junho, o projeto europeu HealthyW8 – Empowering Healthy Lifestyle Behaviour realizou a sua segunda reunião anual. Desta vez o encontro teve lugar na Universidade das Ilhas Baleares, em Palma de Maiorca, seguindo-se uma training-school, nos dias 5 e 6 de junho, com o objetivo de definir e treinar os diferentes investigadores para protocolos de recolha de dados que sejam feitos de forma idêntica em todos os países.

O MED esteve representado através da investigadora Elsa Lamy, representante do projeto na Universidade de Évora, que esteve particularmente envolvida no treino sobre os métodos de recolha, tratamento, armazenamento e transporte das amostras de saliva, que serão usadas neste projeto como amostras não invasivas para relação com aspetos alimentares e monitorização da eficácia da intervenção prevista no projeto, com vista à prevenção da obesidade.

O projeto HealthyW8 é financiado pelo programa Horizon-Europe, tendo como objetivo o desenvolvimento de uma ferramenta digital de recomendações personalizadas, para alterações do estilo de vida, com foco na prevenção da obesidade de populações vulneráveis. Teve início em maio de 2023 e terminará em abril de 2028. Envolve 24 entidades de 9 países da Europa. O Luxemburg Institute of Health lidera este projeto, do qual a Universidade de Évora é parceira, através do MED e do CHRC.