CHANGE: Desafios e atividades prioritárias discutidas na 1.ª Assembleia do Laboratório Vivo do Montado

Jun 26, 2024Notícias

A 1.ª Assembleia do Laboratório Vivo do Montado reuniu 34 entidades para discutir os desafios e as atividades prioritárias do Laboratório Vivo no passado dia 3 de junho no Gandum Village, em Montemor-o-Novo, num evento organizado em parceria com a Consulai.

O Laboratório Vivo para a regeneração do sistema agro-silvo pastoril Montado (Montado Living Lab) é um projeto do CHANGE – Instituto para as Alterações Globais e Sustentabilidade que integra, além das unidades de investigação que compõem o Laboratório Associado (CE3C, CENSE e MED), associações de produtores, de desenvolvimento local, entidades da administração pública, empresas ligadas ao sistema Montado e proprietários ou gestores de áreas de Montado.

“O objetivo do Living Lab é também ter uma estrutura em que os vários projetos estejam organizados e confluam no mesmo sentido”, sublinhou Teresa Pinto Correia, presidente do CHANGE e investigadora do MED.

A importância de ter um desafio comum e diversas perspetivas sobre esse desafio foi um dos aspetos que Herman Schoorlemmer, da University of Wageningen, destacou como um elemento central de um Living Lab, na sua apresentação sobre o caso de estudo do Living Lab Europeu. Reforçando a importância da co-criação, afirmou que “não há uma abordagem ou direção fixa, a abordagem deve ser interativa”, destacando também a importância de investir tempo na exploração do problema antes de seguir para as fases de experimentação, testes e alargamento dos resultados obtidos.

O Montado Living Lab terá, além de uma rede de parceiros, uma rede de parcelas experimentais de Montado onde poderão ser monitorizadas, a longo termo, as atividades de investigação que venham a decorrer com vista à regeneração do seu sistema agro-silvo pastoril.

Além dos desafios e atividades prioritárias, discutidos e registados numa dinâmica de discussão em grupo, também foram discutidas regras de governança e comunicação numa sessão de apresentação dos resultados de um questionário preenchido pelos parceiros sobre o tema.

A primeira Assembleia do Montado Living Lab contou ainda com a discussão e aprovação do Regulamento, a eleição do Conselho Coordenador e a aprovação do Plano de Atividades 2024/2025 do Montado Living Lab.