Investigadores do MED&CHANGE na Conferência da Rede Nacional IMPEL 2024

Mai 13, 2024Notícias

Nos dias 10 e 11 de maio, Évora acolheu a Conferência da Rede Nacional IMPEL (Rede da União Europeia para a Implementação e Execução da Legislação Ambiental) 2024. A convite da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) o MED esteve presente no evento, fazendo-se representar pelo seu Diretor Executivo, Nuno Pedroso. O primeiro dia do evento decorreu no Auditório da CCDR Alentejo e contou com apresentações de vários representantes de instituições portuguesas, como a APA, ICNF, CCDRs, PSP, entre outras, bem como de representantes da academia. Na sessão da tarde, dedicada à Proteção dos Solos, destacamos as apresentações de Teresa Pinto Correia, investigadora do MED&CHANGE com o título “Proteção dos solos e das águas subterrâneas”, e Nazaré Couto, investigadora do CENSE&CHANGE, com o título “Poluição difusa dos solos”.

O segundo dia do evento incluiu uma visita à Herdade da Mitra, na Universidade de Évora, guiada por investigadores do MED dos Laboratórios de Macromicologia, Botânica, Ornitologia (LabOR), Unidade de Biologia da Conservação e LABscape. Durante a visita foi possível dar a conhecer aos participantes alguns dos projetos do MED, bem como parte do funcionamento da Herdade. Esta visita terminou com uma prova de vinhos na adega experimental da Herdade da Mitra, com a presença do Pró-Reitor da Universidade de Évora, Professor Augusto Peixe.