MED às 4as – Mesa Redonda – Deteção remota e inteligência artificial

Jun 20, 2023Notícias

A próxima Mesa Redonda no âmbito da iniciativa do MED às 4as é já dia 21 de junho!

Neste dia os investigadores do MED trazem a debate as tecnologias de deteção remota e inteligência artificial aplicadas à conservação e gestão dos recursos naturais. Os convidados desta mesa são:

• Nuno Guiomar, Investigador Auxiliar Convidado no MED, Universidade de Évora, coordenador da Linha Temática “Sistemas agro-silvo-pastoris – Montado”;
  • Sérgio Godinho, Investigador Auxiliar Convidado no Instituto de Ciências da Terra, Universidade de Évora;
  • Hugo Costa, Técnico Superior na Direção-Geral do Território e Professor Assistente Convidado na NOVA Information Management School;
  • Teresa Gonçalves, Professora Associada do Departamento de Informática da Universidade de Évora.

A sessão decorre presencialmente na Sala de Conferências do Pólo da Mitra – Universidade de Évora, entre as 14h e 15h, mas é também possível de assistir online, por Zoom (Link aqui).

Resumo

O mundo atravessa uma crise de biodiversidade aliada a uma crise climática, e enquanto os resultados de ambas se conjugam em alterações da paisagem e perda de espécies sem precedentes históricos, novas ferramentas são necessárias para dar respostas adequadas em tempo útil, que meçam e reportem essas mesmas alterações e informem sobre a eficácia de medidas de mitigação.

As novas tecnologias digitais e de deteção remota permitem a aquisição de dados praticamente em tempo real, potenciando a monitorização e gestão da paisagem e da biodiversidade a grandes escalas e com uma resolução espácio-temporal elevada. A aquisição de dados através destas tecnologias gera, no entanto, quantidades massivas de informação cuja análise é limitada pelas atuais abordagens analíticas clássicas supervisionadas, o que dificulta o reporte de resultados relevantes em tempo útil, e de forma e aplicada. Contudo, estas questões são ultrapassadas quando as tecnologias digitais e de deteção remota são combinadas com técnicas de machine learning e outras ferramentas de inteligência artificial.

A inteligência artificial é um ramo abrangente das tecnologias de computação que permite o desenvolvimento de máquinas inteligentes capazes de aumentar, automatizar e acelerar as principais análises que geralmente requerem supervisão humana, possibilitando a deteção de padrões, previsão de tendências e deteção de anomalias. É uma das três tecnologias com maior capacidade de inovação aplicada à conservação da natureza, sendo considerada um verdadeiro game changer pela grande maioria dos investigadores.

No entanto, apesar dos avanços tecnológicos e do crescente entusiasmo, os esforços para desenvolver e implementar estas tecnologias não estão ainda a ser desenvolvidos e aplicados com rapidez suficiente para acompanhar os desafios emergentes na área da conservação, estando o seu potencial ainda muito inexplorado. Os custos relacionados com o desenvolvimento de infraestruturas computacionais que providenciem o suporte necessário e capacidade de armazenamento de dados, ou a dificuldade de compreensão e uso destas tecnologias, são ainda desafiantes para maximizar o seu desempenho e fiabilidade.

Nesta mesa-redonda abordaremos os desafios e oportunidades na operacionalização das tecnologias de deteção remota e inteligência artificial na conservação, focando num caso concreto aplicado da realidade nacional: que resposta podem dar estas tecnologias na prevenção e combate aos incêndios florestais?

As Mesas Redondas do MED estão integradas na iniciativa “MED às 4as”, as sessões de ciência com café promovidas pelo MED na Universidade de Évora (com transmissão online) e são abertas a todos os interessados.