Participação do MED no colóquio CEBAL “Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura” na 39ª Ovibeja

Mai 5, 2023Notícias

“Comunicar, Um Grande Desafio para a Agricultura” foi o mote para a 39ª edição da Ovibeja que decorreu de 27 de abril a 1 de maio 2023.

Numa era em que temos cada vez mais meios de comunicação disponíveis, como as redes sociais e as ferramentas de multimédia, importa usá-los da melhor forma e potenciá-los para nos ajudar a chegar a todos, quer nas áreas da agricultura, quer noutras de igual importância.

Na tarde de 29 de abril o CEBAL promoveu um debate com o título “Ciência a comunicar para os setores agrícola e agroalimentar”. O painel de oradores foi composto por Rita Martins, investigadora do MED-CEBAL & CHANGE, e responsável pela Comunicação e Divulgação de Ciência, e Transferência de Conhecimento e Tecnologia no CEBAL; João Lourenço Monteiro, Comunicador de Ciência; e Joaquim Pedro Ferreira, Investigador do CICECO & CESAM, Universidade de Aveiro, na área de Divulgação e Comunicação de Ciência. Depois das comunicações orais seguiu-se um período de debate ao qual se juntou Maria Custódia Correia, Coordenadora e Chefe de Divisão da Rede Rural Nacional e Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, tendo a moderação ficado a cargo de Henrique Herculano, Diretor Executivo do Lagar da Casa Relvas. Na plateia, contribuíram também para o debate Fátima Baptista, professora na Universidade de Évora e atual diretora do MED, e Fernando Capela e Silva, professor na Universidade de Évora e investigador do MED.

Foi unânime a opinião dos intervenientes no debate de que a ciência deve estar ao dispor da sociedade e que a ligação entre os cientistas e quem está no terreno deve ser estreitada. Deve ser premente a divulgação de novas técnicas e tecnologias desenvolvidas pela academia para que o setor agrícola e agroalimentar possa beneficiar das mesmas. As novas tecnologias de informação e comunicação, usadas da melhor forma, podem assim ajudar a chegar a todos de uma forma leve e interessante, quer do ponto vista externo, para comunicar para fora da academia, mas até mesmo dentro da academia, potenciando a ligação entre investigadores que não se conhecem e têm interesse em trabalhar o tema que se divulga. Foi ainda destacada a importância de iniciativas de comunicação de ciência juntos dos mais jovens, como agentes de mudança de comportamentos e do despertar da consciência crítica.

A sessão passou em direto na página de Facebook da Ovibeja e está disponível na mesma página para visualização.