90 segundos de ciência | Maria João Cabrita fala sobre o Projeto Vine&Wine
Ep. 1979 Maria João Cabrita – Vine & Wine: Projeto estuda os compostos do aroma presentes nas uvas
Maria João Cabrita, docente no Departamento de Fitotecnia da Universidade de Évora (UÉ) e investigadora no MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, está a desenhar uma metodologia analítica para identificar e quantificar os compostos do aroma presentes nas uvas.
Para tal, numa primeira fase foi desenvolvida uma metodologia analítica de extração de compostos voláteis das uvas para serem analisados, utilizando uma técnica que é a cromatografia bidimensional abrangente, acoplada à espectrometria de massa.
A cromatografia é uma técnica separativa que permite separar compostos de uma mistura complexa.
A técnica de cromatografia bidimensional trabalha em duas dimensões. Numa primeira dimensão os compostos são separados com base num determinado critério, que pode ser a sua volatilidade, por exemplo, e depois passam para uma segunda coluna onde sofrem outro tipo de separação.
No final, esta análise vai resultar num contour plot, que no fundo não passa de um desenho a duas dimensões com bolinhas, onde cada bolinha corresponde a um composto.
Ao analisar o espetro de massa de cada composto é possível identificá-lo, comparando o seu espetro com os que existem na biblioteca de espetros de massa dos compostos conhecidos.
Esta informação será útil para os produtores conhecerem as características das suas uvas, em particular, do aroma que estas produzem.
Este projeto está a ser desenvolvido pelo Laboratório de Enologia Colaço do Rosário e é financiado pela agenda mobilizadora Vine & Wine do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Fonte: 90 Segundos de Ciência